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dc.contributor.advisorIde, Maria Helena de Souza-
dc.contributor.advisorZimmermann, Clóvis-
dc.contributor.authorBarroso, Nirlane de Souza-
dc.date.accessioned2024-01-17T19:24:05Z-
dc.date.issued2007-04-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1023-
dc.description.abstractThe present dissertation has the intention of pondering about public policies of drug prevention, more specifically, the contribution of PROERD – Educational Program of Drug Resistance – as primary prevention program applied to youths at schools in Montes Claros, in the year of 2003. Hence, it was necessary to search through field research, allied to theoretical referential, answers, even though partially, queries referring to use prevention and drugs, abuse, by adolescents. Therefore, accomplished an approach of detailed report conceptual of the drugs, that is, to join its use to different conflicts lived by the particular person in the western society. The use of drugs, said licit or illicit, has a historical role, and convert, with the time goes through, in a problem that requires guided public policies. At this moment, also, are considered evaluations, definitions, classifications and typifications of the drugs. Besides, consider the relation adolescent, drug and criminality. The proposition is to discuss the thematic ―drugs‖, in the youth context, bringing about some notions that move up around considerations about adolescence, which are, evaluations, risk factors and protection and socioeconomic cost of drug use. A part from this, discussions concerning to public policies in general enable that public policies of drug prevention can be liable of comprehension.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDrogaspt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectPolítica Públicapt_BR
dc.subjectPrevençãopt_BR
dc.subjectPolícia militar e escolapt_BR
dc.titlePolíticas Públicas de Prevenção às Drogas: uma análise crítica através do PROERDpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.subareaServico Socialpt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem a intenção de discutir acerca das políticas públicas de prevenção às drogas, mais especificamente, a análise e as contribuições do PROERD – Programa Educacional de Resistências às Drogas – como programa de prevenção primário destinado aos adolescentes nas escolas de Montes Claros-MG, no ano de 2003. Para isso, foi necessário que se buscasse por meio de pesquisa de campo, aliada a um referencial teórico, respostas, ainda que parcialmente, às indagações concernentes à prevenção do uso e abuso de drogas, sendo possível associar seu uso aos diferentes conflitos vividos pelos indivíduos na sociedade ocidental. O uso das drogas, ditas lícitas ou ilícitas tem um papel histórico, e se converte, com o passar dos anos, em um problema que requer políticas públicas direcionadas. Nesse momento, também, são consideradas as conceituações, definições, classificações e tipificações das drogas. Além disso, considera-se a relação adolescente, droga e criminalidade. A proposta é discutir a temática ―drogas‖, no contexto do adolescer, trazendo a baila algumas noções que transitam em meio às considerações acerca da adolescência, quais sejam, conceituações, fatores de risco e proteção, assim como, os custos sociais do uso de drogas. Afora isso, as discussões pertinentes às políticas públicas de maneira geral, possibilitam que as de prevenção às drogas sejam passíveis de compreensão.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-01-18T19:24:05Z-
dc.contributor.refereeToledo, Hebert-
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