Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1025
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Durães, Sarah Jane Alves | - |
dc.contributor.advisor | Lessa, Simone Narciso | - |
dc.contributor.author | Marques, Amaro Sérgio | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-17T19:24:49Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1025 | - |
dc.description.abstract | This present work has a principal goal to check in what measure the architecture of officials schools buildings, more specifically Total Attention Center to the Child - CAIC, it could generate spaces which makes easy the vigilance, the outside look and the control of individuals in the building space. The work talks about the question of the modern architecture, making an outline historical moment of its creation, taking accounts ideals and principles. It still develops a discussion about architecture of schools spaces and the power manifestations. It still shows the influence of modern architecture in conception of CAIC which was a proposal of standardized school held in Itamar Franco management. It holds as well, an analysis of modern architecture and the discipline school process, bringing the Foucault view of the watchfulness and the instruments control, showing the principal aspects that interfered in the comprehension of modern city, as well as the city as urban space: local power, also the creation of an image which would transform Brazil in a modern nation, where the concepts of modernity were utterly mingled by the society, through the schools buildings as well, as the school which is shown in this research. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Other | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Poder | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Disciplina | pt_BR |
dc.title | Arquitetura, poder e educação no Brasil: o Centro de Atenção Integral a Criança - CAIC | pt_BR |
dc.type | Dissertacao | pt_BR |
dc.subject.area | Ciencias Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.subject.subarea | Servico Social | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo principal verificar em que medida a arquitetura dos prédios escolares oficiais, mais especificamente como exemplificação o Centro de Atenção Integral à Criança - CAIC, poderia gerar espaços que facilitassem a vigilância, o olhar externo e o controle dos indivíduos no espaço edificado. O trabalho aborda a questão da arquitetura moderna, fazendo, assim, um recorte histórico no momento de sua criação, levando-se em conta ideais e princípios. Ainda desenvolve uma discussão sobre arquitetura dos espaços escolares e as manifestações de poder. Aborda a influência da arquitetura moderna na concepção do CAIC que foi uma proposta de escola padronizada realizada no governo de Itamar Franco. Realiza, também, uma análise da arquitetura moderna e do processo disciplinar escolar, trazendo a visão foucaultiana da vigilância e dos instrumentos de controle, abordando os principais aspectos que interferiram na compreensão da cidade moderna, bem como da cidade como espaço urbano: local do poder, também da criação de uma imagem que transformaria o Brasil em uma nação moderna, em que os conceitos da modernidade fossem plenamente incorporados pela sociedade, através, inclusive, dos prédios escolares, como na escola que é abordada nesta pesquisa. | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2024-01-18T19:24:49Z | - |
dc.contributor.referee | Souza, João Valdir Alves de | - |
dc.contributor.referee | Ide, Maria Helena de Souza | - |
dc.contributor.referee | Santos, Gilmar Ribeiro dos | - |
Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marques, Amaro Sérgio_Arquitetura, poder e educação no Brasil_2007.pdf | 2,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.