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dc.contributor.advisorCaleiro, Regina Célia Lima-
dc.contributor.authorDamázio, Crhistophe Barros dos Santos-
dc.date.accessioned2024-01-30T18:37:53Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1076-
dc.description.abstractThe period of the second reign (1840 – 1889) was of consolidation of independence and of territorial unity of Brazil. Extinguished provincial upheavals that agitated the country in the disturbing years of regency (1831 – 1840), the imperial state dedicated itself to drawing up a national project aimed at placing Brazil in the select group of civilized nations. Based on scientism rules in circulation in the XIX century, that saw in the diffusion of scientific and technological progress a way out to withdraw from backwardness the more distant localities from civilized centers , the intellectual and bureaucratic elite of the empire idealized a combined network of railroad and waterway transportation that could integrate the region of the valley of the São Francisco river to the main urban centers of the Brazilian coast at the time – Rio de Janeiro, Salvador and Recife. With a view on this objective, the central government created a scientific commission composed of foreign engineers and one Brazilian that would cover the total navigable extension of the São Francisco River to verify what construction work would be necessary to improve the navigation conditions of the same and analyze the other economic potentialities of the region. Upon conclusion of this task, the members of the hydraulic commission delivered reports leaving data that went beyond their technical impressions about the river and it‘s navigation conditions, detailed descriptions about economic activities practiced by riverbank population, their habits, customs and difficulties that the imperial government would face in its intent to take civilization to the region marked by poverty and time. This dissertation proposes to analyze through studies of the report left by members of the hydraulic commission, how the imperial government acted in an effective manner to materialize the ordeal of taking the São Francisco valley out of isolation in which it encountered itself and concomitantly integrate it into the agrarian-exporting dynamics of the period. We concluded that although the recommended constructions by studies of the hydraulic commission having been initiated still in the imperial period, conclusion of the same would only occur in the first decades of the republican period.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProgresso - Modernidade - Civilizaçãopt_BR
dc.subjectTransportes ferroviário e fluvial - Civilidadept_BR
dc.subjectPopulação - Vale do São Francisco - Minas Geraispt_BR
dc.subjectExpedições ao Vale do São Francisco - Minas Geraispt_BR
dc.titleVapores e locomotivas: os instrumentos de civilidade e desenvolvimento da população ribeirinha do São Francisco no período imperial 1879-1889pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.subareaServico Socialpt_BR
dc.description.resumoO período do Segundo Reinado (1840-1889) foi de consolidação da independência e da unidade territorial do Brasil. Extintas as revoltas provinciais que agitaram o país nos conturbados anos da Regência (1831-1840), o Estado Imperial se dedicou à elaboração de um projeto de nação que objetivava colocar o Brasil no seleto grupo de nações civilizadas. Baseando-se nos preceitos do Cientificismo, correntes no século XIX, que via na difusão dos progressos científicos e tecnológicos a saída para se retirar do atraso, as localidades mais distantes dos centros civilizados, a elite intelectual e burocrática do Império idealizou uma rede combinada de transportes ferroviário e hidroviário que poderia integrar a região do vale do rio São Francisco aos principais centros urbanos do litoral brasileiro no período: Rio de Janeiro, Salvador e Recife. Com vistas a esse objetivo, o governo central criou uma comissão científica formada por engenheiros estrangeiros e um brasileiro que iria percorrer toda a extensão navegável do rio São Francisco para verificar quais obras seriam necessárias para melhorar as condições de navegabilidade do mesmo e analisar as demais potencialidades econômicas da região. Ao término desse trabalho, os membros da Comissão Hidráulica entregaram relatórios onde deixavam impressas, para além de suas impressões técnicas acerca do rio e de suas condições de navegabilidade, detalhadas descrições acerca das atividades econômicas praticadas pelas populações ribeirinhas, seu hábitos, costumes e as dificuldades que o governo imperial enfrentaria em seu intento de levar a civilização àquela região marcada pela pobreza e atraso. Esta dissertação se propõe a analisar, por meio do estudo dos relatórios deixados pelos membros da Comissão Hidráulica, como o governo imperial agiu de maneira efetiva para concretizar o ideal de retirar o vale do São Francisco do isolamento em que vivia e, concomitantemente, integrá-lo à dinâmica da economia agrário-exportadora do período. Concluímos que, apesar das obras recomendadas pelos estudos da Comissão Hidráulica terem sido iniciadas ainda no período imperial, a concretização das mesmas só viria a ocorrer nas primeiras décadas do período republicano.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-01-31T18:37:53Z-
dc.contributor.refereeCaleiro, Regina Célia Lima-
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