Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1088
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Gilmar Ribeiro dos | - |
dc.contributor.author | Silva, Ricardo dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-01T13:33:48Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1088 | - |
dc.description.abstract | The railstracks of the Brazil’s Central Railroad reached the arid north of Minas in the early twentieth century. Historically, the North of Minas Gerais has been isolated, politically and economically from the most developed regions of the country. In this context, "parallel steel" brought about unprecedented socioeconomic changes. The research articulates, through a broader theoretical approach, the railway construction to the modus operandi of capitalism. The aim of this study is to analyze how the Brazil’s Central Railroad contributed to the historical process of integration of the north of Minas into the capitalism of production. In this sense, we see the importance of the railroads in the process of accumulation and expansion capitalism, ie its use by capital as a mechanism to ensure permanent revolution of the productive forces, expanding markets, expanding the capital for various regions and acting direct in its circulation. In terms of methodology, we turn to the vast bibliography about the railway, the secondary data and conducting structured interviews with local residents to illustrate this process. We noticed that the railroad contributed, so that the capital could continue its historical process that linked the north of Minas to its commodified logic, changing the social relations of production that marked most of the history of the region to integrate it more dynamically to the national capitalism. The development of cities, the emergence of new urban centers in the region, increasing trade and the social division of labor, the emergence of class conflict and the gradual decline of social history; characteristics of history of the north of Minas, dmonstrates the importance of Brazil’s Central Railway as an instrument used by capitalism to ensure its process of accumulation and expansion in the region. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Other | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ferrovia – Norte de Minas (MG) | pt_BR |
dc.subject | Circulação do capital - Forças produtivas | pt_BR |
dc.title | Nos trilhos do capital: a ferrovia no processo de integração do Norte de Minas Gerais às relações capitalistas de produção | pt_BR |
dc.type | Dissertacao | pt_BR |
dc.subject.area | Ciencias Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.subject.subarea | Economia | pt_BR |
dc.description.resumo | Os trilhos da Estrada de Ferro Central do Brasil alcançaram o sertão norte-mineiro no início do século XX. Historicamente o Norte de Minas Gerais esteve isolado política e economicamente das regiões mais desenvolvidas do país. Neste contexto, as “paralelas de aço” ocasionaram transformações socioeconômicas sem precedentes até então. A pesquisa articula, por meio de uma abordagem teórica mais ampla, as construções ferroviárias ao modus operandi do capitalismo. O objetivo deste trabalho é analisar como a Estrada de Ferro Central do Brasil contribuiu para o processo histórico de integração da região Norte de Minas às relações capitalistas de produção. Neste sentido, verificamos a importância das ferrovias no processo de acumulação e expansão capitalista, ou seja, sua utilização pelo capital como um mecanismo para garantir a revolução permanente das forças produtivas, ampliando mercados, expandindo o capital para diversas regiões e atuando no seu processo de circulação. Em termos metodológicos, recorremos à vasta bibliografia sobre a temática ferroviária, aos dados secundários e à realização de entrevistas semiestruturadas com moradores da região para ilustrar este processo. Constatamos que a ferrovia contribuiu para que o capital continuasse seu processo histórico que subordinou o Norte de Minas a sua lógica mercantilizada, alterando as relações sociais de produção que marcaram a maior parte da história da região ao integrá-la de forma mais dinâmica ao capitalismo nacional. O desenvolvimento de cidades, o surgimento de novos núcleos urbanos na região, o aumento do comércio e da divisão social do trabalho, a emergência do conflito de classes e o gradual declínio das relações sociais características da história do Norte de Minas denotam a importância da Estrada de Ferro Central do Brasil como um instrumento utilizado pelo capital para garantir seu processo de acumulação e expansão na região. | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2024-02-02T13:33:48Z | - |
dc.contributor.referee | Graciolli, Edilson José | - |
dc.contributor.referee | Ferreira, Maria da Luz Alves | - |
dc.contributor.referee | Durães, Sarah Jane Alves | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Ricardo dos Santos_Nos trilhos do capital_2010.pdf | 501,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.