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dc.contributor.advisorDurães, Sarah Jane Alves-
dc.contributor.advisorIde, Maria Helena de Souza-
dc.contributor.authorBorges, Kátia Franciele Corrêa-
dc.date.accessioned2024-02-01T13:50:46Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1090-
dc.description.abstractThis study discusses some female social representations like saint, wife-mother and elementary school mistress joined by Flor do Lácio magazine, from 1943 to 1944 and from 1956 to 1957. Schoolgirls and school mistress were main collaborators of this magazine which was characterized as printing of Imaculada Conceição School, in Montes Claros city. The research is inserted in the interface of investigations about representations, focalizing the instruction and female learning as condition to progress. Firstly, the printing and its utilization in education process and female learning were analyzed over all education in normal teaching offered by Imaculada Conceição School. Thereafter, influence and acceptance of Virgin Maria image as ideal female model were understood. Finally, the approach was finished in transformation from little girls/ladies to school mistress. In order to perform the proposed study, methodological procedures were based on three linked dimensions each other: bibliography, analysis of written and printed resources and interpretation of interviews. We verified that some representations of saint women, wife-mother and elementary school mistress could be attributed to a conception of saint female Trinity. Moreover, the debate about gender relationships which contributed to form a profile of ideal feminine and school mistress, supported by school, was brought to a social area.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação feminina – Montes Claros (MG)pt_BR
dc.subjectRevista Flor do Láciopt_BR
dc.subjectRepresentações sociais – meninas – mulherespt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.titleSanta, esposa-mãe e professora: revista Flor do Lácio e educação de mulheres no Colégio Imaculada Conceição de Montes Claros/MG (1943 – 1957)pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.subareaSociologiapt_BR
dc.description.resumoO presente estudo discute algumas representações sociais femininas como: santa, esposa mãe e professora-primária veiculadas pela revista Flor do Lácio, nos períodos de 1943-44 e 1956-57. Esta revista caracterizou-se como impresso do Colégio Imaculada Conceição, na cidade de Montes Claros/MG e teve como principais colaboradoras alunas e professoras do educandário. A pesquisa situa-se na interface dos estudos sobre representações, focalizando a instrução e escolarização feminina como condição para o progresso. Parte-se da análise do impresso e sua utilização no processo de educação e escolarização feminina, sobretudo, a educação no ensino normal oferecida pelo Colégio Imaculada Conceição. Em seguida busca-se compreender a influência e a aceitação da imagem da Virgem Maria como modelo feminino ideal. Finaliza-se com a abordagem que culminou na transformação das meninas/mulheres em professoras. Os procedimentos metodológicos, para a realização do estudo proposto, residiram sobre três dimensões articuladas entre si: revisão bibliográfica, análise de fontes escritas e impressas e interpretação de fontes orais. Constatamos no estudo que algumas representações da mulher santa, da esposa-mãe e da professora primária poderiam ser atribuídas a uma concepção de Trindade Santa feminina. Por fim, nosso estudo, buscou trazer para o campo do social o debate das relações de gênero que contribuíram para formar, através da escola, um perfil de ideal feminino e de professora.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-02-02T13:50:46Z-
dc.contributor.refereeSouza, João Valdir Alves de-
dc.contributor.refereeCarneiro, Regina Célia-
dc.contributor.refereeMaia, Claúdia De Jesus-
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