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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1131
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Durães, Sarah Jane Alves | - |
dc.contributor.author | Freitas, Vívian Grasielle Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-06T13:10:01Z | - |
dc.date.issued | 2011-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1131 | - |
dc.description.abstract | The present work analyzes the educational legislation - Decrees, Laws, Regulations and Programs of teaching - approved in Minas Gerais during the Old Republic (1906 - 1927).The study it considers initially 1906 analyzing the reform that created the school groups in Minas Gerais and finishes considering the reform it education carried through in the State with the supervision of Francisco Campos, in 1927. The discussion detaches as the government, by means of the educational legislation, proposed specific guidelines for primary teaching in order to make the teacher an agent of production and reproduction of assumptions of civilization, progress and modernity, as desired in the republican period. For this, they are presented, specifically from the legislation and of messages of the miner‟s presidents, some criteria of access, rights and duties, as well as the penalties applied for those that transgressed the prescribed one. I evidenced that economic aspects and politicians had been limiting of the mining society at the beginning of century XX (1906 - 1927), this from influences of the emergent capitalism, estimated hygienists, the nationalism and the scientific rationality. Aspects also have regularly taken place during the criteria of access, rights and duties, and penalties for teachers. Specifically, it was noted that, in this period, occurred on a priority basis, the defense of three conditions of access and classification: to be normal, gazetted and woman. Briefly, through the legislation were perceived changes and continuities in the project of society, of the school and, specifically, in the history of the teaching profession in the State of Minas Gerais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Docente - Magistério | pt_BR |
dc.subject | Legislação educacional – Minas Gerais (1906 – 1927 | pt_BR |
dc.title | Profissão docente: desvelando a legislação educacional de Minas Gerais para compreender o magistério primário (1906 – 1927) | pt_BR |
dc.type | Dissertacao | pt_BR |
dc.subject.area | Ciencias Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.subject.subarea | Servico Social | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho analisa a legislação educacional - Decretos, Leis, Regulamentos e Programas de ensino - aprovada em Minas Gerais durante a República Velha (1906 – 1927). O estudo considera inicialmente 1906, analisando a reforma que criou os grupos escolares em Minas Gerais e termina considerando a reforma do ensino realizada no Estado com a supervisão de Francisco Campos, em 1927. A discussão destaca como o governo, por meio da legislação educacional, propôs diretrizes específicas para o magistério primário a fim de tornar o professor um agente de produção e reprodução de pressupostos de civilização, progresso e modernidade, conforme desejado no período republicano. Para isso, são apresentados, a partir da legislação e de mensagens dos presidentes mineiros, alguns critérios de acesso, direitos e deveres, bem como as penalidades aplicadas para aqueles e aquelas que transgrediam o prescrito. Constatei que aspectos econômicos e políticos foram delineadores da sociedade mineira no início do século XX (1906 – 1927), isto a partir de influências do capitalismo emergente, de pressupostos higienistas, do nacionalismo e da racionalidade científica. Aspectos que também balizaram os critérios de acesso, de direitos e deveres, e as penalidades destinadas aos docentes. Foi constatado que, em tal período, ocorreu, prioritariamente, a defesa de três condições de acesso e classificação: ser normalista, concursado(a) e mulher. Sumariamente, através da legislação, foram percebidas mudanças e permanências no projeto de sociedade, de escola e, especificamente, na história da profissão docente no Estado de Minas Gerais. | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2024-02-07T13:10:01Z | - |
dc.contributor.referee | Araújo, José Carlos Souza | - |
dc.contributor.referee | Souza, João Valdir Alves de | - |
dc.contributor.referee | Ide, Maria Helena de Souza | - |
Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Freitas, Vivian Grasielle Pereira de_Profissão docente_2011.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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