Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1133
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Maria da Luz Alves-
dc.contributor.authorSilva, Sandra Siqueira da-
dc.date.accessioned2024-02-06T13:14:32Z-
dc.date.issued2012-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1133-
dc.description.abstractThe Montes Claros Central Market - it`s facilities, its operating dynamics, and the goods found there – is the main object of this Master thesis. The purpose of this thesis is to understand the consumption of food and beverages traded in the Montes Claros Central Market. The intention is to analyse the relation among consumption, heritage, identity and development. The Market in this context represents a place that contains the local cultural heritage, this category is analysed via the gastronomy and the goods traded there. In connection to this, it is via the consumption of food and beverages that the meaning of the ownership of the goods available at the Market will be analysed. Based on these types of consumption, it is intended to analyse the relation between the heritage and the development, if the consumption of cultural goods can be considered as the force behind the local development. The conclusions relevant to this work indicate that to increase the knowledge about a certain subject is necessary to point out their similarities and differences through comparative study. In this sense, the analysis of cultural and symbolic goods as commodities, allowed us a broader understanding of these categories within the context of modernity and its ambivalences.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMercado Central - Montes Claros (MG) - Consumo - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.titleO Mercado Central de Montes Claros e o consumo dos bens alimentares: o patrimônio cultural como vetor do desenvolvimento localpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.subareaServico Socialpt_BR
dc.description.resumoO Mercado Central de Montes Claros - seus espaços, sua dinâmica de funcionamento e os bens ali encontrados - é o objeto no qual está centrado esta dissertação. O presente trabalho tem o objetivo de compreender o consumo dos bens alimentares comercializados no Mercado Central de Montes Claros. A partir desta questão, busca-se analisar a relação entre consumo, patrimônio, identidade e desenvolvimento. O Mercado neste contexto é tomado como local que abriga o patrimônio cultural local. Esta categoria é analisada a partir da culinária e dos bens alimentares ali comercializados. Nesse sentido, é por meio do consumo dos mesmos que será analisada a apropriação dos bens alimentares contidos no local. Através dessas formas de consumo, busca-se analisar a relação entre a patrimonializacão e o desenvolvimento, se o consumo dos bens culturais pode ser considerado como vetor do desenvolvimento local. As conclusões pertinentes a este trabalho indicam que para aumentar o conhecimento a respeito de determinado assunto é necessário apontar suas semelhanças e diferenças através do estudo comparativo. Dessa forma, a análise dos bens culturais como mercadorias e bens simbólicos nos possibilitou uma compreensão mais ampla dessas categorias inseridas no contexto da modernidade e de suas ambivalências.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-02-07T13:14:32Z-
dc.contributor.refereeCardoso, Antônio Dimas-
dc.contributor.refereeNobre, Renarde Freire-
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Sandra Siqueira da_O mercado Central de Montes Claros e o consumo dos bens alimentares_2012.pdf12,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.