Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1176
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorThé, Ana Paula Glinfskoi-
dc.contributor.authorRodrigues, Leila Ribeiro-
dc.date.accessioned2024-02-15T20:16:50Z-
dc.date.issued2013-04-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1176-
dc.description.abstractEach culture develops a specific relationship with water. The traditional communities, usually groups of the Brazilian countryside, understand the water courses as references to everyday life both in regard to practical issues as symbolic. The production system, the location of the habitation, mythological beings and classification of time and space are created, and gain meaning in a whole, where the availability and the seasonality of water influence the modes of social reproduction. As intrinsic element to social relationships, water also synthesizes the contradictions between perceptions and different forms of appropriation coexistent. In this dissertation, I seek to analyze, through ethnographic research, the representation of water courses for the socio-cultural training of rural groups from Alto Jequitinhonha and Brasília de Minas, both in the State of Minas Gerais. These groups settled in regions of paths and they developed reproduction strategies through handlings that ensure its reproduction not only material but also symbolic, in the interaction with the environment and with surrounding groups. The discourse of development, coupled with the desire for sustainability, has reduced the importance of these peoples to their ability to produce and preserve biodiversity. This is a condition that reveals the materialist logic of production and ignores the bonds established with the ancestral territory. Thereby when development projects advance on traditional territories and use excessively the natural resources, impetuously they alter the devices ofreproducing material and symbolic these groups.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectComunidades tradicionaispt_BR
dc.subjectÁgua e modo de vidapt_BR
dc.titleCursos d’água, cursos da vida: comunidades tradicionais e a relação com a águapt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.subareaServico Socialpt_BR
dc.description.resumoCada cultura desenvolve uma relação específica com a água. As comunidades tradicionais, geralmente grupos do meio rural brasileiro, percebem os cursos d’águas como referências para a vida cotidiana tanto no que se refere às questões práticas quanto simbólicas. O sistema de produção, a localização da moradia, os seres mitológicos e a classificação do tempo e do espaço são criados e significados num todo em que a disponibilidade e a sazonalidade da água influenciam modos de reprodução social. Enquanto elemento intrínseco às relações sociais, a água também sintetiza as contradições existentes entre percepções e formas distintas de apropriação que coexistem. Nesta dissertação busco analisar por meio de pesquisa etnográfica a representação dos cursos d’águas para a formação sociocultural de grupos rurais do Alto Jequitinhonha e de Brasília de Minas, ambos no Estado de Minas Gerais. Esses grupos se estabeleceram em regiões de veredas e desenvolveram estratégias de reprodução por meio de manejos que garantem sua reprodução material e simbólica no convívio com o ambiente e com grupos circunvizinhos. O discurso do desenvolvimento, aliado ao anseio pelasustentabilidade, tem reduzido a importância desses povos à sua capacidade de preservar e produzir biodiversidade, condição que reproduz a lógica materialista de produção e ignora os vínculos estabelecidos com o território ancestral. Neste sentido, à medida que projetos desenvolvimentistas avançam sobre territórios tradicionais e utilizam excessivamente os recursos naturais, alteram de forma impetuosa os meios de reprodução material e simbólica desses grupos.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-02-16T20:16:50Z-
dc.contributor.refereeGalizoni, Flávia Maria-
dc.contributor.refereePaula, Andréa Maria Narciso Rocha de-
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rodrigues, Leila Ribeiro_Cursos dágua, cursos da vida_2013.pdf4,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.