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dc.contributor.advisorLessa, Simone Narciso-
dc.contributor.authorOliveira, Flávio Mário Alves-
dc.date.accessioned2024-02-15T20:18:09Z-
dc.date.issued2013-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1177-
dc.description.abstractThe growing fleet of motor vehicles for private use has gained prominence in recent decades in Brazil, now seen as synonymous with economic progress sometimes related to precarious transportation. The growth of cities requires expansion of new forms of transport and flows requiring new structural arrangements. The absence of a areas associated with transportation needs of traffic in cities has contributed to the increase in distance, traffic and accidents. This paper discusses analytically and comparative aspects of urban occupation in Brazil and in particular in the city of Montes Claros / MG, with main objective being the growth of the fleet of private cars, the transformations of urban road infrastructure and the standard perception in perspective to traffic insecurity . The technical studies on the circulation of changes in general treat the road network, standardization on the movement of people and goods on the urban space in a perspective of improving traffic. However, little noted aspect of spatial distribution of population and the factors involved in the issues of traffic safety. The urban sprawl of the city of Montes Claros from the 1970s, and its influence as a regional center, the lack of road and structural policies, deficiencies in the system of mass transit explains, in part, the growth of 118.14 % in vehicle fleet and 505.55% of traffic deaths in the period 2000/2010. Appeals by society for public intervention in control aspects, structural and scaling up new modes of urban transport clash with the interests linked to the spread of the ideology of car use as an expression of economic progress, status and power. In an environment of minimal space, individualistic cultural background and private use of public space, the fragility of risk perception and standards increase insecurity, constant accidents and violent deaths in traffic. Through research it is possible to perceive the spatial distribution of accidents in the city, victimization, the time factor, the main causes and the actions of public authorities acting in transit. The ephemeral enforcement actions preventive and repressive decoupled from policy interventions in urban infrastructure that meets the growing demand for traffic vehicles end up not legitimize the punishment of offenders in traffic naturalizing noncompliance with the standards movement. After ideological analyzes, regulatory, supervisory and understanding of the functioning of urban mobility in the city you can see that there is a need for interventions of a structural nature, road, education and integration between the transport arrangements.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTrânsito - Segurançapt_BR
dc.subjectUrbanismo - Mobilidadept_BR
dc.subjectNormas de circulaçãopt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.titleO sistema de transporte urbano e os reflexos sobre a (in) segurança no trânsitopt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.subareaServico Socialpt_BR
dc.description.resumoO crescimento da frota de veículos automotores de uso particular tem ganhado destaque nas últimas décadas no Brasil, ora visto como sinônimo de progresso econômico ora relacionado à precarização do transporte coletivo. O crescimento das cidades impõe expansão de novas modalidades de transporte e de fluxos exigindo novos arranjos estruturais. A ausência de um ordenamento territorial associado às necessidades de locomoção no trânsito das cidades tem contribuído para o aumento das distâncias, do tráfego e dos acidentes. Este trabalho aborda de forma analítica e comparativa aspectos relativos à ocupação urbana no Brasil e em particular na cidade de Montes Claros/MG, tendo como objetivo geral o crescimento da frota de automóveis particulares, as transformações da infraestrutura viária urbana e a percepção à norma na perspectiva da insegurança no trânsito. Os estudos técnicos sobre a circulação tratam em geral das alterações da malha viária, normatização relativa ao deslocamento de pessoas e bens sobre o espaço urbano em uma perspectiva de melhoria do tráfego. Entretanto, pouco se observa os aspectos de distribuição espacial da população e os fatores intervenientes nas questões da segurança no trânsito. A expansão urbana da cidade de Montes Claros a partir da década de 1970, bem como sua influência como pólo regional, a carência de políticas estruturais e viárias, as deficiências do sistema de transporte de massa explica, em parte, o crescimento de 118,14% na frota de veículos e de 505,55% nas mortes no trânsito no período 2000/2010. Os apelos por parte da sociedade por uma intervenção pública nos aspectos fiscalizatórios, estruturais e incrementação de novas modalidades de transporte urbano entram em choque com os interesses ligados à propagação da ideologia do uso do automóvel como expressão de progresso econômico, status e poder. Em um ambiente de espaço mínimo, formação cultural individualista e uso privado do espaço público, a fragilidade da percepção dos riscos e das normas aumenta a insegurança, os constantes acidentes e mortes violentas no trânsito. Através da pesquisa é possível perceber a distribuição espacial dos acidentes na cidade, a vitimização, o fator temporal, as principais causas e as ações dos poderes públicos atuantes no trânsito. As efêmeras ações de fiscalização de caráter preventivo e repressivo dissociadas de políticas públicas de intervenção na infraestrutura urbana que suprem a demanda crescente de tráfego aos veículos acabam por não legitimar a penalização dos infratores no trânsito, naturalizando o descumprimento das normas de circulação. Após as análises ideológicas, normativas, de fiscalização e entendimento sobre o funcionamento do sistema de mobilidade urbana da cidade, é possível perceber que há a necessidade de intervenções de caráter estrutural, viária, educacional e de integração entre as modalidades de transporte.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-02-16T20:18:09Z-
dc.contributor.refereeFerreira, Anete Marília Pereira-
dc.contributor.refereeFerreira, William Rodrigues-
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