Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1183
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ide, Maria Helena de Souza | - |
dc.contributor.author | Araújo, Christine Veloso Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-26T13:13:48Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1183 | - |
dc.description.abstract | The Public Policies for Evaluation of Higher Education have been developed, since the 80’s, in conjunction with the modernization movement of the State which occurred during that period. By restricting its functions to centrality and regulation, the State has changed its relations with Higher Education, which gave rise to the concept of Appraiser State. The production of evaluation indicators has intensified over the years, impacting higher education and the social function of the university. In order to analyze how come the public policies of evaluation of higher education are concretized in public universities from Brazil and Portugal when local actors take ownership of them, we initially resort to both documentary and secondary sources analysis, seeking to understand the political and institutional plan. We highlight the Higher Education Evaluation Systems of the countries mentioned, pointing out similarities and differences between their political-normative structures and the models adopted during the period of this study. Then, in order to analyze the practices and meanings of the local actions, we adopted a comprehensive approach which allowed us to observe the interaction of local actors and the subjectivities present in the process of appropriation and concretization of these public policies. This paper was structured in three parts: Theoretical framework, Methodology and Results Presentation. The conclusions of this study allowed us to capture different meanings attributed to public policies of evaluation of higher education in the countries in mention, as the local actors take ownership of them, highlighting their similarities and differences. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas de avaliação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da educação superior | pt_BR |
dc.subject | Modelos de avaliação no Brasil e em Portugal | pt_BR |
dc.subject | Práticas e sentidos da avaliação | pt_BR |
dc.title | Políticas Públicas de Avaliação da Educação Superior no Brasil e em Portugal: uma abordagem comparativa de práticas e sentidos | pt_BR |
dc.type | Thesis | pt_BR |
dc.subject.area | Ciencias Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.subject.subarea | Servico Social | pt_BR |
dc.description.resumo | As Políticas Públicas de Avaliação da Educação Superior, a partir dos anos 1980, se desenvolveram alinhadas ao movimento de modernização do Estado ocorrido nesse período. Ao restringir as suas funções à centralidade e à regulação, o Estado mudou as suas relações com a Educação Superior fazendo surgir o conceito de Estado Avaliador. A produção de indicadores de avaliação se intensificou ao longo dos anos impactando a educação superior e a função social da universidade. Com o objetivo de analisar como são concretizadas as políticas públicas de avaliação da educação superior em universidades públicas no Brasil e em Portugal ao serem apropriadas pelos atores locais, recorremos inicialmente à análise documental e de fontes secundárias, buscando compreender o plano político e institucional. Destacamos os Sistemas de Avaliação da Educação Superior dos respectivos países, apontando semelhanças e diferenças entre suas estruturas político-normativas e os modelos adotados no período estudado. Em seguida, para analisar as práticas e sentidos das ações locais, adotamos uma perspectiva de abordagem compreensiva que nos permitiu observar a interação dos atores locais e as subjetividades presentes no processo de apropriação e concretização dessas políticas públicas. Estruturamos este trabalho em três partes: Enquadramento teórico, Metodologia e Apresentação dos Resultados. As conclusões deste estudo permitiram-nos captar diferentes sentidos atribuídos às políticas públicas de avaliação da educação superior nos respectivos países à medida que os atores locais delas se apropriam, destacando ainda suas aproximações e distanciamentos. | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2024-02-27T13:13:48Z | - |
dc.contributor.referee | Balsa, Casimiro Manuel Marques | - |
dc.contributor.referee | Boneti, Lindomar Wessler | - |
dc.contributor.referee | Mendes, Maria Aparecida Colares | - |
dc.contributor.referee | Theóphilo, Carlos Renato | - |
dc.contributor.referee | Amorim, Mônica Maria Teixeira | - |
Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Araújo, Christine Veloso Barbosa, Políticas públicas de avaliação_2019.pdf | 2,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.