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dc.contributor.advisorIde, Maria Helena de Souza-
dc.contributor.authorAraújo, Christine Veloso Barbosa-
dc.date.accessioned2024-03-19T17:18:12Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1208-
dc.description.abstractThis paper analyze the expansion of Brazilian higher education in the context of the neoliberal system, which influenced and influences the educational policies of the peripheral countries, such as Brazil. The country witnessed a transformation in higher education, particularly mainly from the nineties, when is observed a growing expansion of private Higher Education Institutions ( HEIs ), influenced by neoliberal policies adopted by the government of Fernando Henrique Cardoso ( FHC ). Considered by scholars of urban hierarchy as city polo able to influence the socioeconomic development of the region, Montes Claros, in the North of Minas Gerais, was chosen as empirical reference in the context of this expansion, from the hypothesis that this city reflects a national reality expansion of higher education in the country, mostly from the 1990s . The study sought to ascertain how Montes Claros reacted to the educational policies of recent years and how these policies have favored the growth of the number of HEIs and the diverse course offerings, allowing to draw a profile of higher education in this city. The methodology used was based on a qualitative and quantitative approach using the procedure as bibliographic and documentary research. The data that fostered the analysis were collected directly from official documents INEP’s and System e- MEC and considering the higher education institutions active in Montes Claros, administrative categories, academic organization and methods of teaching (classroom and distance learning).pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino superior brasileiropt_BR
dc.subjectEnsino superior – Instituições – Expansãopt_BR
dc.subjectNeoliberalismo – Brasilpt_BR
dc.titleEnsino superior brasileiro: expansão e transformação a partir dos anos 1990pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.subareaServico Socialpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa a expansão do ensino superior brasileiro no contexto do sistema neoliberal, que influenciou e influencia as políticas educacionais dos países periféricos, como o Brasil. O país assistiu a uma transformação na educação superior, principalmente a partir da década de 1990, quando se observa uma crescente expansão de Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, motivada pelas políticas de cunho neoliberal adotadas pelo governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC). Considerada por estudiosos da hierarquia urbana como cidade polo capaz de influir no desenvolvimento socioeconômico da região, Montes Claros, situada no Norte de Minas Gerais, foi escolhida como referência empírica no contexto dessa expansão, a partir da hipótese de que essa cidade reflete uma realidade nacional de expansão do ensino superior no país, principalmente a partir da década de 1990. O estudo buscou averiguar como Montes Claros reagiu às políticas educacionais dos últimos anos e como essas políticas favoreceram o crescimento do número de IES e da oferta diversificada de cursos, permitindo traçar um perfil do ensino superior nesse município. A metodologia utilizada pautou-se numa abordagem qualiquantitativa usando como procedimento as pesquisas bibliográfica e documental. Os dados que fomentaram a análise e construção do perfil do ensino superior do município em questão foram coletados diretamente nos documentos oficiais do INEP e no Sistema e-MEC considerando as instituições de ensino superior ativas em Montes Claros, categorias administrativas, organização acadêmica e modalidades de ensino (presencial e EaD).pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-03-20T17:18:12Z-
dc.contributor.refereeMendes, Maria Aparecida Colares-
dc.contributor.refereeAbreu, Ilva Ruas de-
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