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dc.contributor.advisorXavier, Elton Dias-
dc.contributor.authorSilva, Roberta Cardoso-
dc.date.accessioned2024-03-19T22:40:51Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1240-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the experience of education provision in the prison environment, observing the representations of the inmates enrolled in basic education and of the team of educators involved. The aim is also to verify how the state contributes to implement the educational assistance to the penal establishments. It is noticed that these establishments, mostly do not have space and adequate infrastructure for the detainee to serve his sentence, in fact, the harder it is to guarantee the rights that were not constrained by the fact that the person is incarcerated. These factors excessively difficult the rehabilitation process of the penitent, therefore, it is considered that education might be an alternative in the reintegration process. We believe that, through access to educational practices, the detainee can make use of useful knowledge, values and practices disseminated by instructional harvest. Thus, the re-educating has the chance to glimpse a different life from the one that motivated the imprisonment, now as a subject emancipated, enjoying autonomy and responsibility in decision-making and direction of their future. The presented research is a qualitative character and in this context, we conducted a case study, we used the interview techniques, observation and document analysis. The analysis and interpretation of the collected data were compared and related to the theoretical framework that led the effort.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCárcerept_BR
dc.subjectDetentopt_BR
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.titleA oferta de educação no cárcere: uma análise da experiência no Presídio Alvorada de Montes Claros/MGpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.subareaServico Socialpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar a experiência da oferta de educação no ambiente prisional, observando as representações das reeducandas matriculadas na educação básica e da equipe de educadores envolvidos. Pretende-se ainda verificar de que maneira o Estado contribui para implementar a assistência educacional junto aos estabelecimentos penais. Percebe-se que esses estabelecimentos, em sua maioria, não dispõem de espaço e infraestrutura adequada para que o detento cumpra a pena, com efeito, mais difícil se torna a garantia dos direitos que não foram cerceados pelo fato de a pessoa estar encarcerada. Esses fatores dificultam demasiadamente o processo de ressocialização do penitente, para tanto, considera-se que a educação pode vir a ser uma alternativa no processo de reintegração. Acreditamos que, por meio do acesso às práticas educacionais, o detento possa fazer uso proveitoso dos conhecimentos, valores e práticas disseminados pela seara instrucional. Desse modo, o reeducando tem a chance de vislumbrar uma vida diferente daquela que motivou o encarceramento, agora como um sujeito emancipado, gozando de autonomia e responsabilidade na tomada de decisões e no direcionamento do seu futuro. A pesquisa apresentada é de caráter qualitativo, nesse contexto, realizamos um estudo de caso, lançamos mão das técnicas de entrevista, de observação e de análise documental. A análise e interpretação dos dados coletados foram confrontadas e relacionadas com o referencial teórico que conduziu este trabalho.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-03-20T22:40:51Z-
dc.contributor.refereeMartins, Lucas Morais-
dc.contributor.refereeTheóphilo, Carlos Renato-
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