Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1281
Título: A trajetória de desenvolvimento do município de Pirapora (MG): dos vapores ao turismo
Autor(es): Santos, Ralph José Neves dos
Orientador(ra): Pereira, Anete Marília
Membro(s) Banca: Cardoso, Antônio Dimas
Trindade, Wallace Magalhães
Palavras-chave: Desenvolvimento econômico - Pirapora (MG);Rio São Francisco – Navegação fluvial - Vapores;Progresso;Turismo
Área: Ciencias Sociais Aplicadas
Subárea: Servico Social
Data do documento: 2017
Resumo: A motivação inicial deste trabalho surgiu pelo interesse em compreender como se deu o desenvolvimento em Pirapora, durante quatro tempos relevantes em sua história: o tempo dos vapores, iniciada através da navegação fluvial; o tempo dos trilhos, com a chegada da ferrovia na cidade; o tempo da Sudene, onde o foco inicial era a industrialização; e o tempo atual, onde a economia piraporense se volta para outras atividades, dentre elas a prestação de serviços. Em cada capítulo, buscou-se contextualizar a atividade econômica da época nos principais cenários: internacional, nacional, regional e local, sendo este último explanado em todos eles. Em todos os tempos percebeu-se a presença relevante de um agente natural, que foi preponderante para o desenvolvimento de Pirapora: o rio São Francisco. Nesse sentido, o objetivo geral do estudo foi analisar o processo de desenvolvimento econômico de Pirapora em diversos períodos de sua história, relacionando-o com o desenvolvimento numa perspectiva social. Visando o embasamento das discussões, foi realizada uma extensa pesquisa bibliográfica, dentro da metodologia proposta. O estudo de caso foi escolhido como método de pesquisa. Além disso, houve a coleta de dados secundários, realizada em sites e instituições públicas. Para ilustrar, foram também utilizadas tabelas, gráficos, quadros, figuras e fotos, que demonstram o desenvolvimento ocorrido em Pirapora nos diversos tempos. Ressalta-se que o presente trabalho não teve a preocupação de classificar ou conceituar o desenvolvimento sob uma única teoria, e sim, mostrá-lo como um processo histórico. Dessa forma, palavras como Progresso, Pujança, Riqueza, e outras mais, foram utilizadas sempre com a conotação de desenvolvimento. Preocupou-se também em não expor somente o lado econômico, que se mostrou preponderante, mas, do mesmo modo, mostrar o contexto social, a partir dos residentes locais. Diante de todo o exposto, foi possível realizar algumas considerações, especialmente no tocante a quem o desenvolvimento de Pirapora atendeu. Também tornou-se perceptível que o desenvolvimento no município ocorreu de fora para dentro, geralmente imposto por forças externas, tendo como base o capital, tanto estrangeiro como nacional. Constatou-se também que parte da população não participou do desenvolvimento de Pirapora. O estudo de caso atingiu a sua proposta de descortinar algumas nuances presentes no desenvolvimento de Pirapora, e que muitas vezes não é apresentado pela História.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1281
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Santos, Ralph José Neves dos_A trajetória de desenvolvimento_2017.pdf4,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.