Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1288
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorXavier, Elton Dias-
dc.contributor.authorCorrêa, Jones Barreto-
dc.date.accessioned2024-03-21T18:28:55Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1288-
dc.description.abstractThis work describes and therefore interprets, as the central objective, the life of a group of children, the meaning they offer about being a child and the various meanings that emerge from their activities, relationships among themselves (among children), with the other people they live with, as well as the relationship they establish with the space where they live, including the storage space of discarded materials and objects near their homes, located in an urban area of the city of Montes Claros / MG. In a complementary way, the descriptions achieved reached the other residents of the researched region, their activities and the environment, considering that everything is context and an integral part of the life of said children. Within the objectives of this work, this one also describes and analyzes theoretical and historical productions regarding the meanings attributed to the child and to the childhood: speeches delivered by sociology, anthropology and psychology; the social-historical trajectory of abandoned children, the poor and the looks that were being built on them, mainly by the legal discourses and state authorities that determined how they should be assisted and treated in Brazil. Fieldwork was developed between July 2017 and January 2018, conducted through ethnographic research, including participant observation and interviews (informal and semi-structured). The children interviewed are between 6 and 9 years of age. The data presented show particularities regarding the way of life of the children studied, since they include the specificities of their experiences, activities, gestures, interactions and relations with the people of the region, with space, with the environment, with school and with objects who are dumped near their homes. A life concretized in the present moment, demanding looks and presences that value the singularities, the conditions and the current context of life.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectDepósito de materiais e objetospt_BR
dc.titleA vida não é descartável: o olhar de crianças sobre a própria infânciapt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.subareaServico Socialpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho descreve e, portanto, interpreta, como objetivo central, a vida de um grupo de crianças, o significado que elas oferecem sobre ser criança e os vários significados que emergem de suas atividades, das relações entre si (entre crianças), com as outras pessoas de seu convívio, além da relação que elas estabelecem com o espaço onde vivem, incluindo o espaço de depósito de materiais e objetos descartados nas proximidades de suas casas, localizadas numa região urbana da cidade de Montes Claros/MG. De maneira complementar, as descrições realizadas alcançaram os outros moradores da região pesquisada, suas atividades e o ambiente, considerando que tudo são contexto e parte integrante da vida das referidas crianças. Dentro dos objetivos deste trabalho, este ainda descreve e analisa produções teóricas e históricas a respeito dos sentidos atribuídos à criança e à infância: discursos proferidos pela sociologia, antropologia e psicologia; a trajetória histórico-social das crianças abandonadas, das consideradas pobres e dos olhares que foram sendo construídos sobre elas, principalmente pelos discursos jurídicos e de autoridades estatais que determinavam como elas deveriam ser assistidas e tratadas no Brasil. O trabalho de campo foi desenvolvido entre julho de 2017 e janeiro de 2018, realizado através de pesquisa etnográfica, incluindo observação participante e entrevistas (informais e semiestruturadas). As crianças entrevistadas têm idade entre 6 e 9 anos. Os dados apresentados mostram particularidades com relação ao modo de vida das crianças pesquisadas, pois incluem as especificidades de suas vivências, atividades, gestos, interações e relações com as pessoas da região, com o espaço, com o ambiente, com a escola e com objetos que são despejados perto de suas casas. Uma vida concretizada no momento presente, exigindo olhares e presenças que valorizem as singularidades, as condições e o contexto de vida atual.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-03-22T18:28:55Z-
dc.contributor.refereeCosta, João Batista de Almeida-
dc.contributor.refereeCarneiro, Sandra Maria Corrêa de Sá-
dc.contributor.refereeFerreira, Maria da Luz Alves-
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Corrêa, Jones Barreto_A vida não é descartável _2018.pdf4,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.