Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1300
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPaula, Andrea Maria Narciso Rocha de-
dc.contributor.authorTupinambá, Maria Rita Britto-
dc.date.accessioned2024-03-21T21:34:51Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1300-
dc.description.abstractThe teacher's perspective is essential for understanding the reality of the Brazilian schools. The teacher is a fundamental part of the school environment and studies on teaching are increasingly frequent in research in education. This work proposes that we think the daily life experienced by teachers in the present time, based on propositions about the change of the social function of the profession. The bibliographical research points to a subjectivity, which is in crisis facing of changes in contemporary society. Therefore, the field research was essential in order to understand the subjective dimension of teachers. With emphasis on the qualitative methodology, data about teachers' perception of their knowledge, their reality and social function was collected by focus group. Emerged as markers of this reality the teaching role’s crisis, the presence of violence in its various forms in daily school life and the teacher’s illness. Thereby, it was possible to understand the malaise experienced by the teachers from deepening in the circumstances which jeopardize the work, the insecurity of teachers and its influence on their subjectivity, the feelings of apathy, inertia and disenchantment with the educational action, the difficulty of redefining the teaching roleand the reaction to the new school contexts.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectAdoecimentopt_BR
dc.subjectMal-estar docentept_BR
dc.subjectEscola pública – Montes Claros (MG).pt_BR
dc.titleOs sentidos produzidos nas práticas dos professores na escola pública – Montes Claros - MGpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.subareaServico Socialpt_BR
dc.description.resumoA perspectiva do professor é essencial para entendimento da realidade escolar brasileira. O professor é peça fundamental do ambiente escolar e estudos sobre docência estão cada vez mais frequentes nas pesquisas nas áreas das ciências humanas e sociais. O presente trabalho propõe pensarmos o cotidiano vivenciado pelos professores na atualidade, a partir de proposições sobre a mudança da função social da profissão. A pesquisa bibliográfica aponta para uma subjetividade em crise diante das mudanças na sociedade contemporânea. Por isso, a pesquisa de campo foi imprescindível para entendimento da dimensão subjetiva dos professores. Com ênfase na metodologia qualitativa, foi realizada coleta de dados através de grupo focal sobre a percepção dos professores acerca de seus saberes, sua realidade e sua função social. Despontaram como marcadores dessa realidade a crise do papel docente, a presença de violência em suas várias formas no cotidiano escolar e o adoecimento docente. Por fim, foi possível compreender o mal-estar vivenciado pelos docentes através do aprofundamento nas condições que comprometem o trabalho, a insegurança dos professores e a influência na sua subjetividade, os sentimentos de apatia, inércia e desencantoperantea ação educativa e a dificuldade de redefinição do papel docente e de reação diante dos novos contextos escolares.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-03-22T21:34:51Z-
dc.contributor.refereeAlves, Maria Railma-
dc.contributor.refereeAnaya, Felisa Cançado-
dc.contributor.refereeTeixeira, Regina Célia-
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.