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dc.contributor.advisorMacêdo, Josué Antunes de-
dc.contributor.authorMartins, Carla Francielle Rocha-
dc.date.accessioned2024-04-04T19:23:24Z-
dc.date.issued2023-03-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1324-
dc.description.abstractThis research aims to investigate the pedagogical practices developed by Mathematics teachers from the public school system in the municipality of Capitão Enéas / MG, in the years 2020 and 2021, in order to portray the emerging scenario in Mathematics Teaching, in this municipality, during this period. We directed our study to answer the following research question: What pedagogical practices were developed by teachers of Mathematics of Basic Education, from the remote public school system, during the years 2020 and 2021? The theoretical foundations that structured this study contextualize and explain the practices and scenarios portrayed by Mathematics teachers in the context of the Covid-19 pandemic. The research includes a methodology based on the precepts of qualitative research, with each article having different methodological procedures in line with the ethical principles necessary for the construction of a scientific study. The present study is classified as exploratory and descriptive. In the investigation, we had the participation of eight Mathematics teachers from Basic Education, of the municipal and state public school system, located in urban and rural areas of the city of Capitão Enéas / MG. Data collection materialized through the application of online questionnaires. The main results ensure that the implementation process of Emergency Remote Teaching showed specific pedagogical challenges. The remote pedagogical practices that mostly demanded new learning from teachers; the offers of continuing education for teachers and the incorporation of technological resources and digital tools as didactic-methodological resources, are urgent demands for the Brazilian educational context. In short, we infer that this study does not exhaust all possibilities of approaches regarding the central theme of the work, Remote Mathematical Pedagogical Practices, but it contributes to the expansion of discussions and knowledge within the field of Mathematics Education.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMatemática - Ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020-pt_BR
dc.subjectCapitão Enéas (MG) 2020-2021pt_BR
dc.titleEnsino da Matemática: um enfoque nas práticas pedagógicas remotas no município de Capitão Enéas (MG), nos anos 2020 e 2021pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaCiência Políticapt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como finalidade investigar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de Matemática da rede pública de ensino do município de Capitão Enéas / MG, nos anos de 2020 e 2021, de maneira a retratarmos o cenário emergente no Ensino de Matemática, nesse munícipio, durante esse período. Direcionamos o nosso estudo para responder a seguinte questão de pesquisa: Quais práticas pedagógicas foram desenvolvidas pelos professores de Matemática da Educação Básica, da rede pública de ensino remoto, durante os anos de 2020 e 2021? Os embasamentos teóricos que estruturaram este estudo contextualizam e explanam as práticas e os cenários retratados por professores de Matemática no contexto da pandemia da Covid-19. A pesquisa contempla uma metodologia fundamentada nos preceitos da pesquisa qualitativa, tendo cada artigo procedimentos metodológicos diferenciados em consonância com os princípios éticos necessários para a construção de um estudo científico. O presente estudo classifica-se como exploratório e descritivo. Na investigação, contamos com a participação de oito professores de Matemática da Educação Básica, das redes públicas de ensino municipal e estadual, localizadas nas áreas urbana e rural da cidade de Capitão Enéas / MG. A coleta de dados materializou-se por meio da aplicação de questionários online. Os resultados principais asseguram concluir que o processo de implantação do Ensino Remoto Emergencial evidenciou desafios pedagógicos pontuais. As práticas pedagógicas remotas que, em sua maioria, demandaram novas aprendizagens por parte dos professores; as ofertas de formações continuadas para os professores, e a incorporação dos recursos tecnológicos e das ferramentas digitais como recurso didático metodológico, são demandas urgentes para o contexto educacional brasileiro. Em suma, inferimos que este estudo não esgota todas as possibilidades de abordagens acerca da temática central do trabalho, Práticas Pedagógicas Matemáticas Remotas, mas contribui para a ampliação das discussões e dos conhecimentos dentro do campo da Educação Matemática.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-04-05T19:23:24Z-
dc.contributor.refereeMota, Janine Freitas-
dc.contributor.refereeBarros, Pedro Renato Pereira-
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