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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e-
dc.contributor.advisorSantana, Kátia Cristina Lima-
dc.contributor.authorSouza, Líeton Borges de-
dc.date.accessioned2024-04-04T19:24:43Z-
dc.date.issued2022-04-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1327-
dc.description.abstractThe research aimed to analyze the background formation of Mathematics teachers at the University of Uberaba — Uniube (campus of Janaúba/MG) and how their professional performance takes place in the public schools of Janaúba/MG. Our research question was aimed at understanding how Mathematics teachers are trained through the Distance Education modality process in the researched institution. For the discussion on the training of mathematics teachers in distance education, we used as reference Fiorentini (2008), Cabanha and Scherer (2014), Silva (2014) and Gatti (2014); and for the foundation of the analyzes on the formation of the Mathematics teacher, we are mainly based on the theories of Nóvoa (1999), Tardif (2002) and Garnica (2013). The research is qualitative in nature and, at first moment, the structured literature review procedure was used in the dialogue between the theories that discuss the researched theme. In a second moment, the research was guided by the implementation of semi-structured interviews with three Mathematics teachers graduated from Uniube, Janaúba/MG, who work in public schools in the same municipality, in order to establish relationships between their training and their professional performance, as well as through the analysis of their answers to the questions presented. The dissertation was organized in multipaper format, containing an introduction, two articles and final remarks. The results showed that the interviewees, Mathematics teachers and Uniube graduates, who were trained through distance education, use the required knowledge for teaching: mastery of the content and pedagogical knowledge. Yet they consider the Distance Education Modality as a process that allowed access to higher education. Regarding tothe use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) in the training of Mathematics teachers, the research allowed us to infer that the teacher, when acting professionally, has initial knowledge about the technological resources for his teaching practice.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação à Distância (EaD) – Janaúba (MG)pt_BR
dc.titleFormação de professores de matemática: focando o olhar sobre a Educação Aberta à Distância no município de Janaúba/MGpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaCiência Políticapt_BR
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo analisar a formação dos professores de Matemática na Universidade de Uberaba — Uniube (polo Janaúba/MG) e como se dá sua atuação profissional em escolas públicas em Janaúba/MG. Nossa questão de pesquisa direcionava-se à compreensão de como se dá a formação dos professores de Matemática na modalidade de Educação a Distância na instituição pesquisada. Para a discussão sobre a formação do professor de Matemática na EaD, utilizamos como referência, Fiorentini (2008), Cabanha e Scherer (2014), Silva (2014) e Gatti (2014); e para a fundamentação das análises sobre a formação do professor de Matemática, nos baseamos principalmente nas teorias de Nóvoa (1999), Tardif (2002) e Garnica (2013). A pesquisa é de natureza qualitativa e, num primeiro momento, foi utilizadoo procedimento de revisão de literatura estruturada no diálogo entre as teorias que discutem a temática pesquisada. Num segundo momento, a pesquisa pautou-se pela realização de entrevistas semiestruturadas com três professores de Matemática egressos da Uniube, polo Janaúba/MG, e que atuam em escolas públicas deste mesmo município, com o intuito de constituir relações entre a sua formação e a sua atuação profissional, bem como pela análise de suas respostas às questões apresentadas. A dissertação foi organizada no formato multipaper, contendo introdução, dois artigos e considerações finais. Os resultados apontaram que as entrevistadas, professoras de Matemática e egressas da Uniube, que tiveram uma formação por meio da EaD, utilizam os conhecimentos necessários à docência: domínio de conteúdo e conhecimento pedagógico. E ainda que consideram a modalidade EaD como um processo que permitiu acesso ao Ensino Superior. Quanto ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação do professor de Matemática, a pesquisa nos permitiu inferir que o professor, ao atuar profissionalmente, dispõe de conhecimento inicial sobre os recursos tecnológicos para a sua prática docente.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-04-05T19:24:43Z-
dc.contributor.refereeMacêdo, Josué Antunes de-
dc.contributor.refereeAmorim, Mônica Maria Teixeira-
dc.contributor.refereeRamalho, Mara Lúcia-
dc.contributor.refereeBorelli, Suzete de Souza-
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