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dc.contributor.advisorIde, Maria Helena de Souza-
dc.contributor.authorOliveira, Fernando Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-04-05T17:04:59Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1332-
dc.description.abstractThe cinema, artistic expression of the most important and popular, offers us the most varied and rich ways of interpreting and understanding the reality. From the analysis of the film Minas Texas - The Old Texas of My Dreams (1989), directed by filmmaker Carlos Alberto Prates Correia that born in Montes Claros, we sought a better understanding of the processes which encompass and embrace tradition and modernity within the experience cultural of the north of Minas Gerais and Brazil. We seek, in this work, breaking the apparent dichotomy between the concepts of traditional and modern to finally understand more clearly the paradoxical interdependence of both. Analyzing the development of the cultural industry in Brazil from the 1960s to the present day, we have seen how the notion of modernity in the consumer society was emptied through the ages, the traditional pulse burst have been lost and, increasingly comes being shaped an uncritical modernity, much more willing to maintain the current order than face the future as a new possibility.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCinema - Tradição - Modernidadept_BR
dc.subjectCorreia, Carlos Alberto Prates – Cinema críticopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.titleThe Old Texas of My Dreams: Tradição e Modernidade no Cinema Crítico de Carlos Alberto Prates Correia - A Singularidade de Minas Texaspt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.subareaServico Socialpt_BR
dc.description.resumoO cinema, expressão artística das mais importantes e populares, oferece-nos as mais variadas e ricas formas de interpretação e compreensão da realidade. A partir da análise do filme Minas Texas – The Old Texas of My Dreams (1989), dirigido pelo cineasta montes–clarense Carlos Alberto Prates Correia, buscou-se uma melhor compreensão dos processos que englobaram e englobam a tradição e a modernidade no âmbito da experiência cultural norte-mineira e brasileira. Procuramos, neste trabalho, romper a aparente dicotomia existente entre os conceitos de tradicional e moderno para, enfim, entendermos de maneira mais clara a paradoxal interdependência de ambos. Analisando o desenvolvimento da indústria cultural no Brasil, dos anos 1960 aos dias atuais, pudemos observar como a noção de modernidade entre a sociedade de consumo foi se esvaziando através dos tempos, os tradicionais impulsos de ruptura foram se perdendo e, cada vez mais, vem sendo moldada uma modernidade acrítica, muito mais disposta a manter a ordem atual que a encarar o futuro como uma nova possibilidadept_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-04-06T17:04:59Z-
dc.contributor.refereeDurães, Sarah Jane Alves-
dc.contributor.refereeCamargo, Fábio Figueiredo-
dc.contributor.refereeCardoso, Antônio Dimas-
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