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dc.contributor.advisorXavier, Elton Dias-
dc.contributor.authorBarbosa, Amanda Cardoso-
dc.date.accessioned2024-04-05T18:34:16Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1341-
dc.description.abstractThis research presents a theoretical discussion of the triad: ideology, propaganda and politics National Socialism, also known as Nazism, to demonstrate how propaganda was used as a catalyst instrument notions already imbued in much of German society. The expressions fascism, fascism (generic name of the Italian movement), National Socialism, Nazism and Hitlerism, correspond to political reality that involved the far-right regimes that dominated several European countries since the beginning of 1920 until the end of World War II. Throughout history, the meaning of the term ideology presents itself from different perspectives, which makes for not holding a unilateral and homogeneous interpretation. Although one can not speak of a unique concept, we take as targeting Habermas's theory, according to which the question of ideology in the current stage of capitalism is linked to the depoliticization of the masses process, strongly influenced by the logic of scientific and technical progress. With regard to advertising, we establish the relation of the mass media and try to demonstrate that in the case of the Nazi totalitarian regime, this was not solely responsible for the compliance of the population ideas and practices advocated and employed by nationally movement socialist. As analysis source present some elements contained in the documentary "Triumph of the Will", produced at the request of Hitler in 1934 by Leni Riefenstahl. That documentary, more than just a production about the VI Congress of the National Socialist Party, is a form of advertising for the dissemination of the scheme ideas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectNacional-socialismopt_BR
dc.titleIdeologia, propaganda e política no nacional-socialismopt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.subareaServico Socialpt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa apresenta uma discussão teórica da tríade: ideologia, propaganda e política no nacional-socialismo, também conhecido como nazismo, a fim de demonstrar como a propaganda foi utilizada como instrumento catalisador de noções já imbuídas em grande parte da sociedade alemã. As expressões fascismos, fascismo (denominação genérica do movimento italiano), nacional-socialismo, nazismo e hitlerismo, correspondem à realidade política que abarcou os regimes de extrema direita que dominaram vários países europeus desde o início de 1920 até o final da Segunda Guerra Mundial. Ao longo da história, o significado do termo ideologia apresenta-se sob diversas perspectivas, o que contribui para que não possua uma interpretação unilateral e homogênea. Embora não se possa falar em um conceito único, tomamos como direcionamento a teoria de Habermas, segundo a qual a questão da ideologia no atual estágio do capitalismo encontra-se associada à distorção da linguagem pelo poder. No que diz respeito à propaganda, estabelecemos a relação desta com os meios de comunicação de massa e tentamos demonstrar que, no caso do Regime Totalitário Nazista, esta não foi a única responsável pela adesão da população às ideias e práticas defendidas e empregadas pelo movimento nacional-socialista. Como fonte de análise, apresentamos alguns elementos contidos no documentário “O Triunfo da Vontade”, produzido a pedido de Hitler em 1934 por Leni Riefenstahl. O referido documentário, mais do que uma simples produção acerca do VI Congresso do Partido Nacional-socialista, representa uma das formas de propaganda utilizada para a divulgação das ideias do Regime.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-04-06T18:34:16Z-
dc.contributor.refereeJesus, Alysson Luiz Freitas de-
dc.contributor.refereeXavier, Wendell Lessa Vilela-
dc.contributor.refereeCardoso, Antônio Dimas-
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