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Título: Atividade para casa a partir de crenças e concepções pelas práticas de professoras e estudantes dos Anos Iniciais
Autor(es): Silva, Nailda Aparecida
Orientador(ra): Januario, Gilberto
Membro(s) Banca: Veloso, Geisa Magela
Perovano, Ana Paula
Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues
Palavras-chave: Atividade para casa;Aprendizagem;Prática;Estudante;Professoras
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 22-Fev-2024
Resumo: A atividade para casa é um recurso pedagógico utilizado rotineiramente nas escolas brasileiras com intuito de auxiliar professoras no processo de ensino e, consequentemente, apoiar estudantes no processo de aprendizagem. Com o propósito de discutir esse tipo de atividade a partir de sujeitos que a utilizam de maneira mais direta, a pesquisa retratada na dissertação teve como objetivo principal analisar crenças e concepções pelas práticas da atividade para casa nos processos de ensino e de aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Desse objetivo, outros dois foram orientadores da pesquisa: i) identificar e discutir compreensões e práticas de duas professoras sobre a atividade para casa no processo de aprendizagem e ii) identificar e analisar representações e práticas de seis estudantes sobre a atividade para casa em seus processos de aprendizagem. O formato multipaper foi a opção para a organização da dissertação, composta por um capítulo introdutório, três artigos e um capítulo de considerações. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa e do tipo fenomenológica. Com o intento de conhecer os trabalhos brasileiros que focam o tema, foi realizado um levantamento bibliográfico em dissertações e teses. Duas professoras e seis estudantes de duas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Contagem (MG) foram os participantes da pesquisa. Para a produção de dados, foram observados momentos de aula referentes à explicação ou correção de atividade para casa, realizadas entrevistas com as duas professoras e discussão com os seis estudantes a partir da composição de um grupo focal. O referencial teórico reporta-se aos estudos sobre crenças, concepções, representações e conhecimentos. A análise dos dados evidencia crenças e concepções das professoras que percebem a atividade para casa como recurso necessário à escolarização. Os estudantes, por sua vez, estão formando suas representações sobre esse recurso, mas tendem a espelhar as mesmas crenças dos sujeitos que os cercam, como as de suas professoras. Dessa forma, a atividade é valorizada pela comunidade escolar que a utiliza de maneira naturalizada como parte da cultura escolar. As representações dos participantes revelaram que a atividade para casa tem diferentes objetivos que facilitam a aprendizagem, mas nem sempre alcançados. As professoras baseiam seus entendimentos sobre a atividade para casa nas crenças que possuem por meio de suas experiências em contato com atividade desse tipo e não em conhecimento sobre o tema. Não obstante, não há orientação clara quanto ao seu uso e nem uma verificação das suasimplicações. Inferimos, a partir da análise dos objetivos atribuídos pelos participantes da pesquisa ao recurso, que a atividade para casa é bem quista pela comunidade escolar e é utilizada em prol do processo de aprendizagem dos estudantes. No entanto, apresenta pontos ressalvados, como: atender a todos os níveis de aprendizagem de turmas heterogêneas e ser realizada por estudantes ainda não alfabetizados e desassistidos em suas particularidades.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1372
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