Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1375
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRavnjak, Leandro Luciano Silva-
dc.contributor.authorSantos Filho, Osvaldo Teodoro dos-
dc.date.accessioned2024-04-08T18:51:08Z-
dc.date.issued2023-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1375-
dc.description.abstractThe dissertation aims to reveal possible theoretical implications of the relationship between work and education in theses and dissertations in graduate programs in education in Brazil. Throughout our training process, we evidenced a frequent split between the categories of work and education. Sometimes the categories appeared apart, on others, in their most immediate forms and subsumed to the current mode of production. Work is the essential category of the development of the social being, however, it is concealed within the field of education. Even the teaching work in teacher training courses appears circumscribed by its practical validity, thus obscuring other meanings. Thus, in an attempt to understand how this relationship is expressed in the current theoretical production in the field of postgraduate education in Brazil, we identified the theoretical perspectives present in theses and dissertations and, in sequence, we analyzed the meanings/apprehensions of the work in them. For this purpose, theses and dissertations were selected incorporated in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations - BDTD of postgraduate programs in education that received the highest score in the last four-year period (2017-2020) from the Coordination of Personal Improvement of Higher Level Assessment - CAPES. We use the materialist dialectic as a reference, a social theory formulated by Marx and Engels during the XIX century – we claim the apprehension of reality through the materialist dialectic for its relevance and methodological rigor. From the analyzes carried out, we verified that in the theses and dissertations studied, the relationship between work and education appears implied by the predominance of theoretical perspectives marked by subjectivism, through which they try to apprehend the reality limited by the immediate experiences, in this way, forged from a gnosiological point of view, conforming to the absence of ontological criticism. Hiding historical-social determinations, the current mode of production becomes naturalized and the theory is characterized with ideological expression, mystifying the relations between work and education and, consequently, reproducing the current social relations.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEducação - Brasilpt_BR
dc.subjectEducação - Pós-graduação - Brasipt_BR
dc.subjectMaterialismo dialéticopt_BR
dc.subjectMarxismopt_BR
dc.titleTrabalho e educação: implicações teóricas nos programas de pós-graduação em educação no Brasilpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaCiência Políticapt_BR
dc.description.resumoA dissertação tem como objetivo revelar possíveis implicações teóricas da relação trabalho e educação nas teses e dissertações nos programas de pós-graduação em educação no Brasil. Ao longo do nosso processo formativo, evidenciamos uma frequente cisão entre as categorias trabalho e educação. Vezes as categorias surgiam apartadas, por outras, nas suas formas mais imediatistas e subsumidas ao atual modo de produção. O trabalho é a categoria essencial do desenvolvimento do ser social, porém, é escamoteado por dentro do campo da educação. Mesmo o trabalho docente nos cursos de formação de professores aparece circunscrito pela sua validade prática, desse modo, obscurecendo outros sentidos. Assim, na tentativa de apanhar como essa relação se expressa na produção teórica atual no campo da educação da pós graduação no Brasil, identificamos as perspectivas teóricas presentes nas teses e dissertações e, na sequência, analisamos os sentidos/apreensões do trabalho nas mesmas. Para tanto, foram selecionadas teses e dissertações inseridas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações- BDTD de programas de pós-graduação em educação que receberam nota máxima na última avaliação quadrienal (2017-2020) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Utilizamos como referencial a dialética materialista, teoria social formulada por Marx e Engels no decorrer do século XIX – reivindicamos a apreensão da realidade através da dialética materialista pela sua atualidade e por seu rigor metodológico. A partir das análises empreendidas, constatamos que nas teses e dissertações estudadas a relação entre trabalho e educação surge implicada pela predominância de perspectivas teóricas marcadas pelo subjetivismo, através das quais tentam apreender a realidade limitada pelas experiências imediatas, desse modo, forjadas a partir de um ponto de vista gnosiológico, conformando-se pela ausência da crítica ontológica. Ocultando determinações histórico-sociais, o atual modo de produção naturaliza-se e a teoria se caracteriza como expressão ideológica, mistificando as relações entre trabalho e educação e, por conseguinte, reproduzindo as atuais relações sociais.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-04-09T18:51:08Z-
dc.contributor.refereeSilva, Wesley Helker Felício-
dc.contributor.refereeHoracio, Heiberle Hirsgberg-
dc.contributor.refereeSilva, Leni Maria Pereira-
dc.contributor.refereeAmorim, Mônica Maria Teixeira-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Santos Filho, Osvaldo Teodoro dos_Trabalho e educacao_2023.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.