Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1381
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Francely Aparecida dos-
dc.contributor.authorPereira, Rosiene Gomes-
dc.date.accessioned2024-04-08T19:44:16Z-
dc.date.issued2023-05-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1381-
dc.description.abstractThe research aimed to analyze the Structuring Teaching Core — NDE and the management actions performed by the coordinators of undergraduate teaching programs at the State University of Montes Claros (Unimontes). The dissertation was organized in a multipaper format, through which the study was constructed with an introduction, three articles, and final considerations. The research has a qualitative nature and, initially, the procedure of Systematic Literature Review (SLR) was employed. The research was guided by conducting semi structured interviews with four coordinators of the teaching degree courses at the Center for Human Sciences (CCH) at Unimontes and by administering questionnaires directed to five professors who were members of the NDE of the undergraduate degree programs that constituted the sample. The research revealed a deeper understanding of the role of the NDE as an essential element in the organization and planning of degree programs. Through the coordinators' perceptions, information emerged about the challenges faced in educational and institutional management, the importance of the National Curriculum Guidelines (NCGs), and the impact of the NDE's performance on the quality of higher education. The survey results underscore the relevance of the NDE as an agent for transforming and enhancing undergraduate programs, outlining fundamental guidelines and orientations. Additionally, this research aims to contribute to the engagement of NDE coordinators and teachers in a constructive dialogue, with the intention of strengthening the enhancement of educational practices in Unimontes' degree programs.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProfessores universitáriospt_BR
dc.subjectProfessores — Participação no planejamento curricularpt_BR
dc.subjectProfessores — Participação no planejamento curricularpt_BR
dc.subjectCursos de licenciaturapt_BR
dc.subjectNúcleo Docente Estruturante (NDE)pt_BR
dc.subjectUniversidade Estadual de Montes Clarospt_BR
dc.subjectEnsino superior — Brasilpt_BR
dc.titleO Núcleo Docente Estruturante — NDE e as ações de gestão dos coordenadores de curso de licenciaturapt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaCiência Políticapt_BR
dc.description.resumoA pesquisa teve por objetivo analisar o Núcleo Docente Estruturante — NDE e as ações de gestão desempenhadas pelos coordenadores de cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A dissertação foi organizada no formato multipaper, por meio do qual se construiu o estudo com introdução, três artigos e considerações finais. A pesquisa é de natureza qualitativa e, num primeiro momento, foi utilizado o procedimento de Revisão Sistemática da Literatura (RSL). A pesquisa pautou-se pela realização de entrevistas semiestruturadas com quatro coordenadores de curso de licenciatura do Centro de Ciências Humanas (CCH) da Unimontes e aplicação de questionários direcionados a cinco docentes membros do NDE dos cursos de graduação em licenciatura que compuseram a amostra. A pesquisa revelou uma compreensão mais profunda sobre o papel do NDE como um elemento essencial na organização e planejamento dos cursos de licenciatura. Através das percepções dos coordenadores, emergiram informações acerca dos desafios enfrentados na gestão educacional e institucional, a importância das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e o impacto da atuação do NDE na qualidade do ensino superior. Os resultados da pesquisa ressaltam a relevância do NDE como agente de transformação e aprimoramento dos cursos de graduação, delineando diretrizes e orientações fundamentais. Além disso, pretende-se que esta pesquisa contribua para o engajamento dos (as) coordenadores (as) e professores (as) integrantes do NDE em um diálogo construtivo, com a intenção de fortalecer o aprimoramento das práticas educacionais dos cursos de licenciatura da Unimontes.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-04-09T19:44:16Z-
dc.contributor.refereeCardoso, Zilmar Santos-
dc.contributor.refereeVeloso, Geisa Magela-
dc.contributor.refereeNez, Egeslaine de-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pereira, Rosiene Gomes_O nucleo docente estruturante_2023.pdf2,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.