Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1392
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAmorim, Mônica Maria Teixeira-
dc.contributor.authorMachado, Samira Xavier-
dc.date.accessioned2024-04-09T17:32:21Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1392-
dc.description.abstractThe democratization of university in Brazil and the role of Emancipa Network in promoting access to university for young people from the lower classes is the central object of this study. In order to examine this object, we set out to discuss the context of inequalities that mark our reality and to raise and analyze data dealing with contemporary public policies aimed at democratizing access to university in the country. We approach the neoliberal orientations present in these policies, which are oriented, among others, in reducing the role of the State in the financing of education, in the commercialization of teaching and in the efficientist rating of institutions and teachers, that impact the organization, both in basic school and university. In contrast to these guidelines, we situate Rede Emancipa, a social movement of popular education, whose performance is based on the concept of education as a social right and a public property. The contextualization of popular education and pre-university courses and popular courses is also undertaken. From a methodological point of view, this is a research that privileged the qualitative approach and involved, as technical procedures: bibliographic study, document analysis, informal unstructured interviews with coordinators of the Emancipa Network of Montes Claros-MG - Darcy Ribeiro Popular Course - and application of questionnaires for former students of the mentioned network. The crossing of theoretical, documentary and empirical data allows us to infer that in the last decade there has been an increase in the entry of young people from lower classes in the Brazilian university, and that recent public policies, including SISU/ENEM, articulated with affirmative policies, including the quota policy, contributed to this. In turn, the role of Emancipa Network, despite its limits of action, has been directed towards contributing to “change the face” of the university, insofar as it is observed that the profile of students, in the context researched by the CP Darcy Ribeiro, is “popular, black and female”. It is also noted that the composition of the university in Brazil is moving towards mirroring the social composition of the country, being today more feminine, popular and black.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectRede Emancipa - Montes Claros (MG).pt_BR
dc.titleA democratização do acesso ao ensino superior no Brasil e os cursinhos populares da rede Emancipapt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.subareaServico Socialpt_BR
dc.description.resumoA democratização da educação superior no Brasil e a atuação da Rede Emancipa na promoção do acesso ao ensino superior para jovens das camadas populares é o objeto central desse estudo. Para o exame desse objeto nos propusemos a discutir o quadro de desigualdades que marcam nossa realidade e a levantar e analisar dados que tratam de políticas públicas contemporâneas orientadas para a democratização do acesso ao ensino superior no país. Abordamos orientações neoliberais presentes nessas políticas, que se pautam, entre outras, na redução do papel do Estado no financiamento da educação, na mercantilização do ensino e na avaliação eficientista de instituições e professores, e que impactam a organização, tanto da escola básica, quanto superior. Em contraposição a tais orientações situamos a Rede Emancipa, movimento social de educação popular, cuja atuação se fundamenta na concepção de educação como um direito social e um bem público. A contextualização da educação popular e dos cursinhos pré-vestibulares e cursinhos populares também é empreendida. Do ponto de vista metodológico trata-se de uma pesquisa que privilegiou a abordagem qualitativa e envolveu, como procedimentos técnicos: estudo bibliográfico, análise documental, entrevistas informais não estruturadas com coordenadores da Rede Emancipa em Montes Claros-MG – Cursinho Popular Darcy Ribeiro – e aplicação de questionários para ex-estudantes da citada Rede. O cruzamento de dados teóricos, documentais e empíricos nos possibilitam inferir que na última década houve um crescimento do ingresso de jovens de camadas populares na educação superior brasileira, e que políticas públicas recentes, entre as quais o SISU/ENEM, articuladas com políticas afirmativas, incluindo a política de cotas, concorreram para isso. Por sua vez, o papel da Rede Emancipa, apesar dos seus limites de ação, tem se dirigido no sentido de contribuir para “mudar a cara” da universidade, na medida em que se observa que o perfil dos estudantes, no contexto pesquisado do CP Darcy Ribeiro, é “popular, negro e feminino”. Igualmente se nota que a composição do ensino superior no Brasil caminha na direção de espelhar a composição social do país, sendo hoje mais feminina, popular e negra.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-04-10T17:32:21Z-
dc.contributor.refereeIde, Maria Helena de Souza-
dc.contributor.refereeSilva, Ricardo dos Santos-
dc.contributor.refereeNascimento, Rafael Baioni do-
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Machado, Samira Xavier_A democratização do acesso_2020.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.