Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1455
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Clara Maciel de Araújo-
dc.contributor.authorDias Júnior, João Flávio Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-07-08T20:13:01Z-
dc.date.issued2023-12-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1455-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the influence of orality in the writing, of the mid vowel raising [e, o] in non-final pretonic and posttonic position in writing of 5th year elementary school students of public schools of urban and rural network of Montes Claros, Minas Gerais. As specific objectives, we aimed: a) To identify the difficulties found by 5th year elementary school students in reference of differentiation from orality to writing. b) To understand which factors can contribute for that occur the mid vowel raising [e, o] non-final pretonic and posttonic in writing of students.c)To comprehend the vowel structure of Brazilian Portuguese.d) To promote, through an action research, workshops for students and teachers of textual production that contribute to improve the orthographic writing of students and teaching practice. The methodological trajectory of this study supports in the quantitative-qualitative approach through action research. For collecting information, it was made a text production workshop with students and, posteriorly, a proposal for pedagogical intervention with the teachers in order to provide aids for development of activities in the classroom, since contributes for the permanent training of teachers. In that sense, the theoretical reference of this research was constituted by renowned authors studies who discuss the subject, for example, Bortoni-Ricardo (2010), Coutinho (2005), Cristófaro (2002), Morais (2005) e Tondineli (2010). Through analyzes of the texts produced by students, we established that the students transpose for writing the raising of mid vowels [e, o] in non-final pretonic and posttonic position, and that the vowel /e/ is more transposed in a raised way by students in relation to the vowel /o/ both in pretonic and non-final posttonic position. Besides, we checked, according to the vowel structure of Brazilian Portuguese, that not only extralinguistic factors contribute to the students transpose elements from speech to writing, but, the lack of contextualized methodologies that value this theme makes it difficult to minimize this problem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAlçamento vocálicopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Português faladopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Português escritopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectEscolas públicas - Montes Claros (MG)pt_BR
dc.titleA transposição de alçamentos vocálicos da oralidade para a escrita em textos escritos por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaCiência Políticapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar a transposição do alçamento das vogais médias [e, o] em posição pretônica e postônica não final para escrita de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de rede urbana e rural de Montes Claros, Minas Gerais. Como objetivos específicos, visamos: a) identificar as dificuldades encontradas pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental no que tange à diferenciação da oralidade para a escrita, b) compreender quais fatores podem contribuir para que ocorra o alçamento das vogais médias [e, o] pretônicas e postônicas não finais na escrita dos alunos, c) compreender o quadro vocálico do português brasileiro por meio de uma pesquisa-ação, oficinas de produção de texto para professores que contribuam para aprimorar a escrita ortográfica dos discentes e a prática docente. O percurso metodológico deste estudo sustenta-se na abordagem quantiqualitativa e na realização de uma intervenção. Para a coleta de informações, foi realizada uma oficina de produção de textos com os alunos e, posteriormente, uma proposta de formação pedagógica com os docentes, a fim de proporcionar subsídios para o desenvolvimento de atividades em sala de aula. Nesse sentido, o referencial teórico desta pesquisa foi constituído por estudos de autores, como Bortoni-Ricardo (2010), Coutinho (2005), Cristófaro (2002), Morais (2005) e Tondineli (2010). Por meio das análises dos textos produzidos pelos discentes, constatamos que os alunos transpõem para escrita o alçamento das vogais médias [e,o] em posição pretônica e postônica não final, e que a vogal /e/ é mais transposta de forma alçada pelos alunos em relação à vogal /o/ tanto em posição pretônica quanto em posição postônica não final. Ademais, verificamos, conforme o quadro vocálico do português brasileiro, que não somente fatores extralinguísticos contribuem para os alunos transporem elementos da oralidade para escrita, mas a ausência de metodologias contextualizadas que valorizem essa temática.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-07-09T20:13:01Z-
dc.contributor.refereeMachado, Cláudia Aparecida Ferreira-
dc.contributor.refereeValente, Joseli Ferreira Lira-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dias Júnior, João Flávio Rodrigues_A transposição de alçamentos vocálicos da oralidade_2023.pdf1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.