Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1456
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLopes, Lailson dos Reis Pereira-
dc.contributor.advisorMota, Janine Freitas-
dc.contributor.authorRêgo, Marcelo Gonçalves-
dc.date.accessioned2024-07-08T20:13:27Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1456-
dc.description.abstractThe qualitative research was guided by the question: How can learning opportunities be created for calculating the areas of straight prisms by incorporating Task Sets into teaching practice? The general objective was to produce, apply and analyze a Task Set for calculating surface area measurements of straight prisms. It is broken down into the following specific objectives: to identify and analyze the prior knowledge of a group of high school students regarding straight prisms; to produce, analyze and apply a set of tasks and the students' arguments in their resolutions regarding the calculation of the area measure of flat surfaces of straight prisms; and to discuss the potential of this set of tasks, involving the calculation of the area measure of flat surfaces of straight prisms, for the students' learning process. For the production of data, an Initial Questionnaire was used, followed by the realization of a Set of Tasks by the research subjects and then a Final Questionnaire. In compiling and discussing the data, we sought to analyze the resolutions of the proposed activities and the dialogues established between the students during the development of the set of tasks. The tasks were based on open-ended statements and were carried out in a collaborative environment, in which the researcher acted as a guide, encouraging the exchange of ideas and argumentation on the part of the students. One of the main contributions of this set of tasks was the creation of an environment that encouraged the sharing of ideas, discussion and socialization of strategies, resulting in the production of geometric knowledge. Throughout the study, it was possible to see that tasks based on open-ended statements gave students the flexibility to explore different resolution procedures, encouraging creativity and autonomy in the learning process. In addition, the collaborative dynamic implemented in the classroom, with the researcher playing the role of mediator, proved to be an option for promoting the exchange of ideas and the collective construction of knowledge.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGeometria - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectPrisma reto - Medida de área de superfíciept_BR
dc.subjectEstudantes do Ensino Médio - Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.subjectGeometria (Ensino Médio) - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleProposição e análise das potencialidades de tarefas para o cálculo de medida de áreas de superfícies de prismaspt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaCiência Políticapt_BR
dc.description.resumoA pesquisa, de natureza qualitativa, orientou-se pela questão: Como criar oportunidades de aprendizagem para o cálculo de medida de áreas de superfícies dos prismas retos por meio da incorporação de Conjuntos de Tarefas na prática docente? Tendo como objetivo geral produzir, aplicar e analisar um Conjunto de Tarefas para o cálculo de medidas de áreas de superfícies de prismas retos. Ademais, o estudo se desdobra nos objetivos específicos, a saber: identificar e analisar os conhecimentos prévios de um grupo de estudantes do Ensino Médio relativos aos prismas retos; produzir, analisar e aplicar um Conjunto de Tarefas e as argumentações dos discentes nas suas resoluções referentes ao cálculo de medida de área de superfícies planas de prismas retos; e discutir as potencialidades desse Conjunto de Tarefas, envolvendo o cálculo de medida de área de superfícies planas de prismas retos para o processo de aprendizagem dos alunos. Para a produção de dados, foi empregado um Questionário Inicial, seguido da realização de um Conjunto de Tarefas pelos sujeitos da pesquisa e, posteriormente, um Questionário Final. Na compilação e discussões dos dados, buscamos analisar as resoluções das atividades propostas e os diálogos estabelecidos entre os estudantes durante o desenvolvimento do Conjunto de Tarefas. As tarefas basearam-se em enunciados abertos e foram realizadas em um ambiente colaborativo, no qual o pesquisador atuou como orientador, estimulando a troca de ideias e argumentação por parte dos estudantes. Uma das principais contribuições desse Conjunto de Tarefas foi a criação de um ambiente que estimulou o compartilhamento de ideias, a discussão e a socialização de estratégias, resultando na produção de conhecimentos geométricos. Ao longo do estudo, foi possível constatar que as tarefas baseadas em enunciados abertos potencializaram nos estudantes a flexibilidade de explorar diferentes procedimentos de resolução, incentivando a criatividade e a autonomia no processo de aprendizagem. Além disso, a dinâmica colaborativa implementada na sala de aula, com o pesquisador desempenhando o papel de mediador, mostrou ser uma opção na promoção da troca de ideias e na construção coletiva do conhecimento.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-07-09T20:13:27Z-
dc.contributor.refereeJanuario, Gilberto-
dc.contributor.refereeD’Almeida, Joice-
dc.contributor.refereePerovano, Ana Paula-
Aparece nas coleções:Dissertações



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.