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dc.contributor.advisorAmorim, Mônica Maria Teixeira-
dc.contributor.advisorNascimento, Rafael Baioni do-
dc.contributor.authorPereira, Sandy Gomes-
dc.date.accessioned2024-10-17T18:27:41Z-
dc.date.issued2021-03-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1691-
dc.description.abstractHigh school is the final stage of Basic Education and, in addition to deepening knowledge acquired in elementary education, its objective is to prepare the student for the labor force and the exercise of citizenship. (BRASIL, 1996). However, its purposes are target of historical disputes that can be observed through a set of reforms reaching its organization. The most recent reform, from 2017 (Federal Law n. 13.415/17), brought about significant changes to the structure and curriculum of high school. Such changes, approved without a debate including the educational community, were preceded by displays of resistance that sparked discussions about the meaning of this school level. Therefore, resistance to changes in the organization of secondary education was, along with the constitution amendment that established a ceiling on public expenditures (PEC 241), one of the reasons that led collectives of high school students from all over the country to occupy their schools as a form of resistance against the proposals of state and federal governments in 2016. This study aimed to analyze these school occupation processes and, specifically, the perceptions and motivations of young high school students about their participation in the occupations of two schools in the city of Montes Claros, Minas Gerais. The study combined bibliographic research and interviews with 11 participants of the occupation movements in the city where this research was performed. The reason for carrying out this study is based on the current relevance of the topic and the fact that research on such occupations, within the city of Montes Claros, are still incipient. Therefore, we consider listening to the students who participated in the occupation movements significant, because they were subjects playing a political role in positioning themselves contrary to government decrees. By means of collected data analysis, it was possible to understand the motivations of the young school occupiers, as well as to understand the functioning and the routine within the occupation. Data reveals that, although PEC 241 has been proclaimed as the central reason for the occupation movements, the quality of high school is also at the heart of the struggle. And this quality school, in the context researched and in the perspective put forth by the students, is not one that focuses on preparing the youth for the job market, but one with integral education.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino Médio – Juventudept_BR
dc.subjectReforma do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectOcupações escolares – Montes Claros (MG)pt_BR
dc.titleVozes da resistência: juventudes, reforma do Ensino Médio e as ocupações secundaristas em Montes Claros – MG (2016)pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaCiência Políticapt_BR
dc.description.resumoO Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica e tem como objetivo, além do aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, a preparação para o mundo do trabalho e o exercício da cidadania. (BRASIL, 1996). Contudo, seus propósitos constituem alvo de disputas históricas que podem ser observadas por meio do conjunto de reformas que alcançam sua organização. A mais recente reforma, ocorrida em 2017 (Lei 13.415/17), trouxe mudanças significativas em sua estrutura e seu currículo. Tais mudanças, aprovadas sem o devido debate com a comunidade educativa, foram precedidas de manifestações de resistência que suscitaram intensas discussões sobre o significado da escola média. Assim, a resistência às mudanças na organização do Ensino Médio foi, juntamente com a Proposta de Emenda Constitucional que criava um teto para gastos públicos (PEC 241), um dos motivos que levou coletivos de estudantes secundaristas de todo o país a ocuparem suas escolas como forma de resistência às proposições dos governos estaduais e federal no ano de 2016. Este estudo objetivou analisar esses processos de ocupação de escolas e, de modo específico, as percepções e motivações de jovens secundaristas sobre suas participações nas ocupações de duas escolas na cidade de Montes Claros – MG. O estudo combinou pesquisa bibliográfica e realização de entrevistas com onze sujeitos que participaram dos movimentos de ocupação na cidade lócus desta pesquisa. A justificativa para realização deste estudo se pautou na atualidade do tema e no fato de que as investigações sobre as ocupações escolares ocorridas na cidade campo da pesquisa ainda são incipientes. Sendo assim, consideramos importante ouvir os estudantes que participaram dos movimentos de ocupação por serem sujeitos que tiveram protagonismo político ao se posicionarem contrários aos decretos do governo. Por meio da análise dos dados coletados, foi possível depreender as motivações dos jovens ocupantes das escolas, bem como entender o funcionamento e a rotina dentro da ocupação. Os dados indicam que, embora a PEC 241 tenha sido proclamada como o motivo central, as falas nos permitem compreender que a escola média de qualidade está no cerne da luta. E essa escola de qualidade, no contexto pesquisado, na perspectiva posta pelos jovens, não é aquela que se foca em preparar os jovens para o mercado, mas uma escola de formação integral.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-10-18T18:27:41Z-
dc.contributor.refereeHorácio, Heiberle Hirsgberg-
dc.contributor.refereeMendes, Maria Aparecida Colares-
dc.contributor.refereeCarvalho, Rodrigo Chaves de Mello Rodrigues de-
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