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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMacêdo, Josué Antunes de-
dc.contributor.advisorSantos, Edson Crisostomo dos-
dc.contributor.authorRuas, Vera Lúcia de Oliveira Freitas-
dc.date.accessioned2024-10-17T18:28:56Z-
dc.date.issued2021-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1692-
dc.description.abstractThis research aims to investigate the process of integration of digital technologies to teaching looking for evidence of the formation of Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) of teachers of Mathematics of Basic Education in pre and pandemic educational scenarios of COVID- 19, linking these aspects with the proposals for building competencies and skills from technological approaches in the National Common Curricular Base — BNCC and in the regional curriculum. We will direct our eyes and actions to answer the following question: How do teachers mobilize their technological and pedagogical knowledge in the process of integrating digital technologies in mathematics classes? The theoretical framework that underlies the study contextualizes and explains the professional knowledge of the mathematics teacher, detailing it, through the TPACK, in aspects related to their initial training and how this knowledge is improved with continued training during the insertion process and / or integration of digital technologies (TD) in classrooms. The research contemplates a scientific investigation methodology based on the precepts of qualitative research, with each article having different methodological procedures and obeying ethical principles. In the study, we had the participation of seven teachers from two public schools — municipal and state, located in the urban area of the city of Montes Claros, Minas Gerais. Data collection materialized through semi-structured interviews at Google Meet, online questionnaire, as a complementary and alternative procedure, participant observation by teachers in the virtual environment and document analysis. The main results assure to conclude that the mathematical researchers are part of a movement of integration of technologies in the school routine, focusing on the use of software such as GeoGebra and point to the research gap with a more emerging focus, such as Hybrid Education. We found that the TPACK of the investigated teachers who teach Mathematics classes is multifaceted, versatile and dynamic, embodied by the interrelation of different spheres of professional knowledge. In short, we infer that this link is more evident in the perspective of the real contemporary curriculum that asks teachers for content, pedagogical and technological knowledge, with the first two types of knowledge mentioned being more visible in classrooms.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectConhecimentospt_BR
dc.subjectTechnological Pedagogical Content Knowledge — TPACKpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.titleA (re)significação das práticas docentes no ambiente escolar: conhecimento pedagógico-tecnológico de professores de Matemática em evidênciapt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaCiência Políticapt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como finalidade investigar o processo de integração das tecnologias digitais ao ensino procurando evidências da formação do Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo (Technological Pedagogical Content Knowledge — TPACK) dos docentes de Matemática da Educação Básica em cenários educacionais pré e pandêmico de COVID-19, interligando esses aspectos com as propostas de construção de competências e habilidades de enfoques tecnológicos na Base Nacional Comum Curricular — BNCC e no currículo regional. Direcionamos nossos olhares e ações para responder ao seguinte questionamento: De que maneira os docentes mobilizam seus conhecimentos tecnológicos e pedagógicos no processo de integração das tecnologias digitais nas aulas de Matemática? O enquadramento teórico que alicerça o estudo contextualiza e explana o conhecimento profissional do docente de Matemática pormenorizando-o, por meio do TPACK, nos aspectos relacionados à sua formação inicial e como esses conhecimentos se aperfeiçoam com a formação continuada durante o processo de inserção e/ou integração das tecnologias digitais (TD) nas salas de aulas. A pesquisa contempla uma metodologia de averiguação científica fundamentada nos preceitos da pesquisa qualitativa, tendo cada artigo procedimentos metodológicos diferenciados e obedecendo-se os princípios éticos. No estudo, contamos com a participação de sete docentes de duas escolas públicas — municipal e estadual, localizadas na área urbana da cidade de Montes Claros, Minas Gerais. A coleta de dados materializou-se por meio de entrevista semiestruturada no Google Meet, questionário online, como procedimento complementar e alternativo, observação participante dos docentes no ambiente virtual e análise documental. Os resultados principais asseguram concluir que os pesquisadores matemáticos se inserem num movimento de integração das tecnologias no cotidiano escolar com enfoque no uso de softwares como o GeoGebra e apontam para a lacuna de pesquisas com enfoque mais emergentes como o Ensino Híbrido. Verificamos que o TPACK dos docentes investigados que ministram aulas de Matemática é multifacetado, versátil e dinâmico, consubstanciado pela inter-relação de diferentes esferas do conhecimento profissional. Em suma, inferimos que esta vinculação está mais evidente na perspectiva do currículo real contemporâneo que solicita dos docentes os conhecimentos de conteúdo, pedagógico e tecnológico, sendo que os dois primeiros tipos de conhecimentos mencionados são mais visíveis nas salas de aulas.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-10-18T18:28:56Z-
dc.contributor.refereeJanuario, Gilberto-
dc.contributor.refereePedroso, Luciano Soares-
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