Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1696
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rota Júnior, César | - |
dc.contributor.author | Silva, Vanessa Alves | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-17T18:32:24Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1696 | - |
dc.description.abstract | The research aimed to investigate how school education, in the context of compliance with the socio-educational measure of detention, can contribute to the accountability process of adolescents deprived of liberty at the Montes Claros Social-Educational Detention Center. In the first chapter, a review of public policies aimed at teenagers who commit criminal acts was carried out, demarcating two important legal instruments and their respective historical-social moments: the 1927 Minors Code and the Child and Adolescent Statute - ECA, Federal Law 8069 of 1996 (BRASIL, 1990). In the second chapter, the focus fell on the role of education in the trajectory of these subjects and, for that, a reflection on education and power relations present in this scenario and in the lives of these adolescents with an infractional trajectory was sought in the contributions of the philosopher Michel Foucault. Finally, the third chapter focused on field research, which took place through three conversation meetings with four adolescents in compliance with a socio-educational measure in deprivation of liberty. The analysis of the transcripts of the conversations took place from the perspective of discourse analysis, also from the Foucaultian perspective, the view of adolescents about school within the socio-educational measure of hospitalization. It was possible to notice that adolescents make reference to school both in the context of deprivation of freedom and outside it, with direct references to the violence suffered by them in the school environment and to other processes of exclusion and control. At the end of the work, with the final considerations, it was problematized, in view of all the proposed discussion, how historically it continues to be challenging and emblematic for the school to deal with subjects who resist the normalization of bodies, non-docile bodies. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Other | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Medidas socioeducativas | pt_BR |
dc.subject | Adolescente – Conflito com a Lei | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar | pt_BR |
dc.title | “Você acha que todo ladrão já nasce ladrão”: o processo de escolarização de adolescentes privados de liberdade | pt_BR |
dc.type | Dissertacao | pt_BR |
dc.subject.area | Ciencias Humanas | pt_BR |
dc.subject.subarea | Ciência Política | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa teve como objetivo investigar como a educação escolar, no ambiente de cumprimento da medida socioeducativa de internação, pode contribuir para o processo de responsabilização dos adolescentes privados de liberdade no Centro Socioeducativo de Internação de Montes Claros. No primeiro capítulo foi realizada uma revisão sobre as políticas públicas destinadas aos adolescentes autores de ato infracional, demarcando dois importantes instrumentos jurídicos e seus respectivos momentos históricos-sociais: o Código de Menores de 1927 e o Estatuto da Criança e Adolescente – ECA, Lei Federal 8069 de 1996 (BRASIL, 1990). No segundo capítulo, o foco recaiu sobre o papel da educação na trajetória destes sujeitos e para tal buscou-se nas contribuições do filósofo Michel Foucault uma reflexão sobre a educação e as relações de poder presentes nesse cenário e na vida destes adolescentes com trajetória infracional. Por fim, no terceiro capítulo, focou-se na pesquisa de campo, que ocorreu por meio de três encontros de conversação com quatro adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em privação de liberdade. A análise das transcrições das conversações deu-se sob a ótica da análise do discurso, também sob a perspectiva foucaultiana, a visão dos adolescentes sobre a escola dentro da medida socioeducativa de internação. Foi possível notar que os adolescentes fazem referência à escola tanto no contexto de privação de liberdade quanto fora dele, com referências diretas às violências sofridas por eles no espaço escolar e a outros processos de exclusão e controle. Na finalização do trabalho, com as considerações finais, problematizou-se, diante de toda discussão proposta, como historicamente continua sendo desafiador e emblemático para a escola lidar com os sujeitos que resistem à normatização dos corpos, os corpos não dóceis. | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2024-10-18T18:32:24Z | - |
dc.contributor.referee | Nascimento, Rafael Baioni do | - |
dc.contributor.referee | Silveira, Aparecida Rosângela | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Vanessa Alves_Você acha que todo ladrão já nasce ladrão_2021.pdf | 740,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.