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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Fábia Magali Santos-
dc.contributor.authorReis, Maria Leidiane Rodrigues Pereira-
dc.date.accessioned2024-10-17T18:32:45Z-
dc.date.issued2024-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1697-
dc.description.abstractMultifunctional resource rooms (SRM) are spaces organized in regular schools, equipped with equipment, furniture and resources to serve students, the target audience of AEE. Among this audience, we highlight deaf students. In this sense, as a driving force for this research, we seek to analyze how Multifunctional Resource Rooms meet the educational needs of deaf students enrolled in state public schools in the city of Montes Claros (MG). Regarding the methodological path adopted, this research can be classified as basic exploratory that meets the objectives that aim to analyze the functioning of SRM in teaching Libras to deaf students in that city. The technical procedures adopted are classified as bibliographical research and as data collection techniques we use participant observation and interviews. Data analysis reveals the existence of challenges that prevent the full use of SRM to meet the demands of deaf students. The lack of continuing training for teachers and the inappropriate use of DT as entertainment tools and not as teaching resources are critical points that require urgent solutions. Therefore, we call for the implementation of effective measures that guarantee the right to quality education for all Deaf students.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEnsino de Libraspt_BR
dc.subjectSalas de recursos multifuncionaispt_BR
dc.subjectEstudante surdopt_BR
dc.titleA sala de recursos multifuncionais e o uso das tecnologias digitais: os desafios da educação de surdos no cenário atualpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaCiência Políticapt_BR
dc.description.resumoAs Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) são espaços organizados em escolas regulares, dotadas de equipamentos, mobiliários e recursos para o atendimento aos estudantes, público alvo do AEE, dentre os quais destacamos os estudantes surdos. Nesse sentido, como propulsão desta pesquisa buscamos analisar como as Salas de Recursos Multifuncionais atendem às necessidades educacionais dos estudantes surdos matriculados nas escolas públicas estaduais da cidade de Montes Claros (MG). Quanto ao percurso metodológico adotado, esta pesquisa pode ser classificada como básica exploratória indo ao encontro dos objetivos que visam analisar o funcionamento das SRM no ensino de Libras para estudantes surdos na referida cidade. Os procedimentos técnicos adotados classificam-se em pesquisa bibliográfica e levantamento de informações e como técnicas de coleta de dados utilizamos a observação participante e a realização de entrevistas. A análise de dados revela a existência de desafios que impedem a plena utilização das SRM para atender às demandas dos estudantes surdos. A ausência de formação continuada dos professores e o uso inadequado das TD como ferramentas de entretenimento e não como recursos didáticos são pontos críticos que demandam soluções urgentes. Assim, clamamos pela implementação de medidas efetivas que garantam o direito à educação de qualidade para todos os estudantes surdos.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-10-18T18:32:45Z-
dc.contributor.refereeRibeiro, Maria Clara Maciel de Araújo-
dc.contributor.refereeMoura Junior, Alcino Franco de-
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