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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Clara Maciel de Araújo-
dc.contributor.authorAlmeida, Rosemary de Souza-
dc.date.accessioned2024-10-18T13:46:45Z-
dc.date.issued2022-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1699-
dc.description.abstractThe Letters-Libras course represents an achievement for the Brazilian deaf community, as it legitimizes and deepens the studies of Brazilian Sign Language in the context of higher education and qualifies professionals to work in this area. From this, it is questioned, in this research, whether the degree course in Letters/Libras will be developed in this perspective, foresees a need to develop reading and writing skills of Portuguese in studies and what literacy practices. Therefore, the objective of this research is to describe the academic literacy practices in written Portuguese that deaf students undergo in a course of Letters/Libras, in order to analyze the perceptions that the deaf build from this process. As specific objectives, we seek to: i) analyze the Pedagogical Project of the Course (PPC), in order to verify if there is any prediction for the development of the deaf in Portuguese; ii) discriminate the academic literacy practices in written Portuguese of the selected course, pointing out the discursive genres produced and the didactic treatment given to such practices; iii) analyze how students conceive the practice of writing in the course, determining the perceptions built by the research participants. The theoretical contribution that supports the reflections on literacy practices was based mainly on Street (1984), Soares (1995, 2004) and Fernandes (2008, 2012, 2017). To carry out the research, the following methodological procedures were adopted: i) document analysis of the PPC, in order to analyze the structure of the course in relation to literacy practices; ii) survey of the sample group: questionnaires on literacy practices were sent to teachers, students and tutors of the course, which they proposed to answer: 08 (eight) deaf students from the 8th period of the Letters/Libras course, 04 (four) professors of the course subjects and 02 (two) tutors (face-to-face and distance learning). In the end, the research revealed that in the perception of the research participants there was medium reading and little writing during the course. Deaf people read and write in Portuguese from the proposed activities, such as forums, practical and evaluative activities and seminars, demonstrating different feelings (insecurity, overcoming or challenge) when experiencing them. Although it is not expected that literate practices in Portuguese will increase too much in Letters/Libras courses, it is expected that students can also develop in Portuguese in an undergraduate course in Libras, given the autonomy provided by reading and writing the majority language.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa – Brasil - Ensinopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEstudantes surdospt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titlePráticas de letramento de estudantes surdos em português escrito em um curso de letras-libraspt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaCiência Políticapt_BR
dc.description.resumoO curso de Letras-Libras representa uma conquista para a comunidade surda brasileira, uma vez que legitima e aprofunda os estudos da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no âmbito da Educação Superior e qualifica profissionais para atuar com a Libras. A partir disso, questiona se, nesta pesquisa, se um dado curso de licenciatura em Letras-Libras prevê a necessidade de desenvolver habilidades de leitura e escrita do português em seus estudantes e quais práticas de letramento desenvolve nessa perspectiva. Para tanto, objetiva-se descrever as práticas de letramento acadêmico em português escrito pelas quais estudantes surdos passam em um curso de Letras-Libras, de maneira a analisar as percepções que constroem desse processo. Como objetivos específicos, buscamos: i) analisar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) a fim de verificar se há alguma previsão para o desenvolvimento dos surdos em português; ii) discriminar as práticas de letramento acadêmico em português escrito do curso selecionado, apontando os gêneros discursivos produzidos e o tratamento didático conferido a tais práticas; iii) analisar como os estudantes concebem a prática de escrita no curso, determinando as percepções construídas pelos participantes da pesquisa. O aporte teórico que subsidia as reflexões sobre as práticas de letramento foram embasadas, principalmente, em Street (1984), Soares (1995, 2004) e Fernandes (2008, 2012, 2017). Para a realização da pesquisa, os seguintes procedimentos metodológicos foram adotados: i) seleção de um curso de licenciatura em Letras-Libras de uma Instituição de Educação Superior (IES) pública; ii) a análise documental do PPC, com intuito de averiguar a estrutura do curso em relação às práticas de letramento; iii) levantamento do grupo amostral: foi feito o envio de questionários sobre práticas de letramento para professores, estudantes e tutores do curso, dos quais oito discentes surdos do 8º período, 04 (quatro) docentes e dois tutores (presencial e a distância) propuseram-se a responder. Ao final, a pesquisa revelou que, na percepção dos participantes, houve leitura mediana e pouca escrita durante o curso. Os surdos leem e escrevem em português a partir das atividades propostas, como fóruns, atividades práticas e avaliativas e seminários, demonstrando diferentes sentimentos (insegurança, superação ou desafio) ao experienciá-las. Embora não se presuma que práticas letradas em português avolumem-se demasiadamente em cursos de Letras-Libras, espera-se que os estudantes possam se desenvolver também em português em um curso de graduação em Libras, dada a autonomia proporcionada pela leitura e escrita da língua majoritária.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-10-19T13:46:45Z-
dc.contributor.refereeVieira, Fábia Magali Santos-
dc.contributor.refereeMartins, Antônio Carlos Soares-
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