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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1700
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Veloso, Geisa Magela | - |
dc.contributor.author | Figueiredo, Débora de Souza Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-18T13:47:09Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1700 | - |
dc.description.abstract | The textbook is a methodological resource that has been part of the history of education for centuries. Its presence in Early Childhood Education classrooms has not been a common practice in all Educational Systems until now. However, since 2022, the National Program for Textbooks and Educational Materials (PNLD) has started to include didactic works for this stage of schooling as a policy to be implemented nationwide. This research aims to discuss the role of textbooks in Early Childhood Education, problematizing teacher positions and practices, as well as the factors that influenced the decision to adhere to PNLD/2022 – Didactic Works. We start from the following guiding question: What knowledge and conditions influenced the decision of the Municipal Centers for Early Childhood Education in Montes Claros/MG to adhere to PNLD/2022, and what role did the textbook assume for teachers when using this resource with children? A qualitative and interpretative research was conducted. The research loci were the Municipal Centers for Early Childhood Education (Cemei’s). To produce data, instruments such as questionnaires, semi-structured interviews, participant observation, and document analysis were used. The participants are teachers working in these educational institutions and professionals who work(ed) in the management of Early Childhood Education in Montes Claros. As a result of the study, it was found that many factors influence the teachers' choice to use textbooks with children and that in-service continuing education is one of the most important aspects. Despite favorable positions towards using this didactic resource, participants oppose practices that anticipate Elementary Education. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Other | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Sistema Municipal de Ensino - Montes Claros (MG) | pt_BR |
dc.subject | Centros Municipais de Educação Infantil - Montes Claros (MG) | pt_BR |
dc.subject | Professores de educação infantil | pt_BR |
dc.title | Livro didático na educação infantil: sistematização de saberes e aprendizagens ou engessamento da prática docente? | pt_BR |
dc.type | Dissertacao | pt_BR |
dc.subject.area | Ciencias Humanas | pt_BR |
dc.subject.subarea | Ciência Política | pt_BR |
dc.description.resumo | O livro didático é um recurso metodológico que faz parte da história da educação há séculos. Sua presença nas salas de aula da Educação Infantil não tem sido uma prática comum a todos os Sistemas de Ensino, até então. Porém, a partir de 2022, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) passou a incluir obras didáticas para esta etapa de escolarização, como uma política a ser implementada em todo o país. A pesquisa tem por objetivo discutir o papel do livro didático na Educação Infantil, problematizando posicionamentos e práticas docentes, bem como os fatores que influenciaram a decisão de aderir ao PNLD/2022 – Obras didáticas. Partimos do seguinte problema norteador: Quais saberes e condições incidiram sobre a decisão dos Centros Municipais de Educação Infantil de Montes Claros/MG em aderir ao PNLD/2022 e que papel o livro didático assumiu para as professoras ao utilizarem esse recurso com as crianças? Foi realizada pesquisa de natureza qualitativa e interpretativista da realidade. Os loci de pesquisa foram os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei’s). Para a produção dos dados, utilizou-se como instrumentos o questionário, a entrevista semiestruturada, a observação participante e análise documental. As participantes são professoras que atuam nessas instituições educativas e profissionais que atuam/atuaram na gestão da Educação Infantil em Montes Claros. Como resultado do estudo, constatou-se que muitos fatores têm influência sobre a escolha das professoras em utilizar o livro didático com as crianças e que a formação continuada em serviço constitui um dos aspectos mais importantes. Apesar de posicionamentos favoráveis ao uso desse recurso didático, as participantes se opõem às práticas de antecipação do Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2024-10-19T13:47:09Z | - |
dc.contributor.referee | Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e | - |
dc.contributor.referee | Machado, Cláudia Aparecida Ferreira | - |
dc.contributor.referee | Souza, Ediléia Alves Mendes | - |
dc.contributor.referee | Dantas, Elaine Luciana Sobral | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Figueiredo, Débora de Souza Fernandes_Livro didático na educação infantil_2024.pdf | 2,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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