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dc.contributor.advisorHorácio, Heiberle Hirsgberg-
dc.contributor.authorCardoso, Laura Patrícia Aguiar-
dc.date.accessioned2024-10-18T14:25:05Z-
dc.date.issued2023-05-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1702-
dc.descriptionThis paper starts from the understanding that the Science of Religion is a reference area for Religious Education and that, for this reason, the National Curriculum Guidelines for the undergraduate course in Religious Sciences is a fundamental document for the training of teachers for Religious Education. Moreover, it considers that Religious Education is organized and carried out in the state schools of Minas Gerais having as references the Common National Curricular Base for Religious Education and the Reference Curriculum of Minas Gerais. Thus, in view of the presence of the term interculturality in the documents cited, the research aimed to verify, from the experiences of Religious Education teachers, graduated or working in Montes Claros / MG, their knowledge about the theme interculturality, if the contact with the theme occurred during the formative process of undergraduation, and if the activities developed by them are built from the understanding of interculturality. For this, we opted for a qualitative research, based on pertinent bibliography and on reference documents for Religious Education, which had as method of data collection dialogues with teachers through semi-structured and structured interviews. In addition, a distinction was made between the definitions of functional interculturality and critical interculturality, based on Catherine Walsh’s studies, for considering that the notion of critical interculturality can decisively contribute to the work with the subject of Religious Education in schools, considering its effective, transforming, questioning, and critical character. The data collected reveal that the diversity, respect, and tolerance evidenced in the conversations with the teachers may configure functional interculturality.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino religioso - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectProfessores de ensino religioso - Formaçãopt_BR
dc.subjectMontes Claros (MG)pt_BR
dc.titleO ensino religioso em Montes Claros / MG e a interculturalidade crítica: diálogos com professorespt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaCiência Políticapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho parte do entendimento de que a Ciências da Religião é uma área de referência para o Ensino Religioso e que, por isso, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de licenciatura em Ciências da Religião são um documento fundamental à formação de professores para o Ensino Religioso. Além disso, considera que o Ensino Religioso é organizado e realizado nas escolas estaduais de Minas Gerais tendo como referências a Base Nacional Comum Curricular de Ensino Religioso e o Currículo Referência de Minas Gerais. Desse modo, tendo em vista a presença do termo interculturalidade nos documentos citados, a pesquisa objetivou verificar, a partir das experiências de professores de Ensino Religioso, graduados ou atuantes em Montes Claros / MG, o seu conhecimento sobre o tema interculturalidade, se o contato com o tema se deu durante o processo formativo da graduação, e se as atividades desenvolvidas por eles são construídas a partir do entendimento de interculturalidade. Para tanto, optou-se pela pesquisa qualitativa, embasada em bibliografia pertinente e nos documentos referência para o Ensino Religioso, que teve como método de coleta de dados diálogos com professores por meio de entrevistas semiestuturada e estruturada. Além disso, buscou-se apresentar uma distinção entre as definições de interculturalidade funcional e de interculturalidade crítica, com base nos estudos de Catherine Walsh, por considerar que a noção de interculturalidade crítica pode colaborar decisivamente para o trabalho com a disciplina de Ensino Religioso nas escolas, tendo em vista o seu caráter efetivo, transformador, questionador e crítico. Os dados levantados revelam que a diversidade, o respeito e a tolerância evidenciadas nas conversas com os docentes podem configurar interculturalidade funcional.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-10-19T14:25:05Z-
dc.contributor.refereeDias, Juliana Aparecida da Silva Faria-
dc.contributor.refereeAmorim, Mônica Maria Teixeira-
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