Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1704
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Francely Aparecida dos | - |
dc.contributor.author | Ruas, Karoline Nascimento Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-18T14:25:28Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1704 | - |
dc.description.abstract | The research presented here has as its theme Systemic Pedagogy and contributions to the processes of teaching and learning Mathematics and overcoming situations of learning difficulties in Mathematics. And the problem is the following question: How can the principles of Systemic Pedagogy explain the situations of learning difficulties of children in the fifth year of Elementary School, in the process of teaching and learning Mathematics? Its general objective is to analyze the relationship between Systemic Pedagogy and its contributions in overcoming children's learning difficulties and in the processes of teaching Mathematics. And the following specific objectives: present Systemic Pedagogy as a pedagogical proposal for working with students in situations of learning difficulties in Mathematics; analyze the speeches of teachers in the 5th year of elementary school in the face of situations of difficulties in teaching and learning Mathematics through practical activities; and identify situations of teaching and learning difficulties presented by teachers who teach and children who learn Mathematics. The methodology used was a qualitative approach through Field Research with practical activities carried out with children from a 5th year class at a state school in Montes Claros-MG and also a semi-structured interview with six 5th grade teachers. year at that same school. To interpret the data, we used the assumptions of content analysis. The results showed that applying the principles of Systemic Pedagogy in teaching and learning processes can contribute to overcoming situations of learning difficulties in Mathematics, helping the teacher to conduct his pedagogical practice in a calmer and more balanced way with possibilities for greater interaction in the relationship with students. We also infer that the results of the research, in this little-known thematic area, can contribute to the discovery of strategies for intervention and overcoming situations of existing learning difficulties. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática - Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Matemática – Dificuldades | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia Sistêmica | pt_BR |
dc.title | Contribuições da Pedagogia Sistêmica na superação das situações de dificuldades de aprendizagem da matemática de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertacao | pt_BR |
dc.subject.area | Ciencias Humanas | pt_BR |
dc.subject.subarea | Ciência Política | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa ora apresentada possui como tema a Pedagogia Sistêmica e as contribuições nos processos de ensinar e de aprender Matemática e na superação das situações de dificuldades de aprendizagem da Matemática. E tem como problema o seguinte questionamento: De que forma os princípios da Pedagogia Sistêmica podem explicar as situações de dificuldades de aprendizagem de crianças do quinto ano do Ensino Fundamental, no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática? Possui por objetivo geral analisar a relação entre a Pedagogia Sistêmica e as suas contribuições na superação das situações de dificuldades de aprendizagem das crianças e nos processos de ensinar Matemática. E os seguintes objetivos específicos: apresentar a Pedagogia Sistêmica como uma proposta pedagógica para o trabalho com estudantes em situações de dificuldades de aprendizagens em Matemática; analisar os discursos das professoras do 5º ano de escolarização do Ensino Fundamental diante das situações de dificuldades de ensinar e de aprender Matemática com as atividades práticas; e identificar as situações de dificuldades de ensino e de aprendizagem apresentadas pelos professores que ensinam e as crianças que aprendem Matemática. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa por meio da Pesquisa de Campo com a realização de atividades práticas com crianças de uma turma do 5º ano de uma escola do sistema estadual de Montes Claros-MG e, ainda, entrevista semiestruturada com seis professoras regentes do 5º ano dessa mesma escola. Para a interpretação dos dados utilizamos os pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que aplicar os princípios da Pedagogia Sistêmica nos processos de ensino e de aprendizagem pode contribuir na superação de situações de dificuldades de aprendizagem da Matemática, auxiliando o professor a conduzir sua prática pedagógica de forma mais tranquila e equilibrada com possibilidades de maior interação na relação com os estudantes. Ainda inferimos que os resultados da pesquisa, nessa área temática pouco difundida, podem contribuir com a descoberta de estratégias para a intervenção e a superação das situações de dificuldades de aprendizagens existentes. | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2024-10-19T14:25:28Z | - |
dc.contributor.referee | Almeida, Shirley Patricia Nogueira de Castro e | - |
dc.contributor.referee | Vestena, Carla Luciane Blum | - |
dc.contributor.referee | Nacarato, Adair Mendes | - |
dc.contributor.referee | Veloso, Geisa Magela | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ruas, Karoline Nascimento Santos_Contribuições da Pedagogia sistêmica na superação das situações de dificuldades_2024.pdf | 4,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.