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Título: A ludicidade no ensino da Matemática: contribuições dos jogos e das brincadeiras nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(es): Pinho, Daniele Costa
Orientador(ra): Macêdo, Josué Antunes de
Membro(s) Banca: Santos, Edson Crisostomo dos
Guimarães, Manuella Aires Cotrim
Palavras-chave: Educação matemática;Jogos lúdicos;Ensino e aprendizagem;Palavra-chave
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 23-Ago-2024
Resumo: Esta dissertação se trata de uma pesquisa na linha da Educação Matemática, desenvolvida no Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. O ensino da Matemática, enquanto disciplina escolar, é pautado na premissa do raciocínio lógico dos discentes, a fim de estimular habilidades, competências e criatividade voltadas para a resolução de atividades, exercícios e problemas matemáticos. Contudo, quando o processo de aprendizagem se limita ao uso de livros didáticos, quadro e giz, e à exposição dialogada do professor, essa disciplina se torna complexa, principalmente para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Em contrapartida, a introdução de jogos e brincadeiras nas aulas de Matemática pode tornar o ensino mais dinâmico e prazeroso, o que, consequentemente, cria um ambiente atrativo e estimulante e possibilita aos alunos que se posicionem para a resolutividade matemática. Diante do exposto, o objetivo do presente estudo é o de analisar a utilização das atividades lúdicas pedagógicas nas aulas de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo em vista a possibilidade de uma aprendizagem dinâmica e qualitativa. A investigação visa (i) analisar a adoção de jogos e brincadeiras enquanto estratégia metodológica docente e suas implicações no aprendizado dos alunos, no que se refere ao letramento matemático; (ii) descrever as diretrizes e os respectivos pressupostos metodológicos do novo Currículo Referência de Minas Gerais na Área da Matemática e suas implicações na prática pedagógica docente; (iii) discutir sobre o uso das práticas de ensino da Matemática como instrumentos que ampliem a aprendizagem do aluno, na perspectiva da ação docente, com destaque para a inserção das brincadeiras e dos jogos pedagógicos enquanto estratégia metodológica. Para isso, foi utilizada a observação participante e a realização de entrevistas com professores do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública na cidade de Montes Claros-MG, a fim de compreender o seu posicionamento sobre os recursos empregados em sala de aula. Como resultados, a pesquisa permitiu verificar a importância da inserção de atividades lúdico-pedagógicas, jogos e brincadeiras nas aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como contribuir para a prática educativa docente. Pôde-se perceber, ainda, com a realização deste trabalho, que este estudo está se consolidando em um referencial para o ensino da Matemática, com destaque para a incorporação de jogos e brincadeiras enquanto estratégia metodológica para tornar a aprendizagem mais dinâmica e qualitativa.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1731
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