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dc.contributor.advisorMeira, José Normando Gonçalves-
dc.contributor.authorMaia, Hosmária Aparecida Souza Aguiar-
dc.date.accessioned2025-01-21T22:05:24Z-
dc.date.issued2022-05-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1743-
dc.description.abstractThis research analyzes the context in which the guarantee of School Attendance to students at deprivation of liberty was consolidated (2006 to 2016). The starting point is 2006, when schools were established inside socio-educational centers in Northern Minas Gerais, in Pirapora and Montes Claros, and ends by 2016, ensuing the resolution No 03/2016 (BRASIL, 2016), which instituted National Guidelines for School Attendance of young people and teenagers at socio-educative measure. The theoretical fundamentation had authors as: Saviani (2018); Freire (2001); Costa (2008), Libâneo (2012) and Tardif (2014), among others. It is about a historical research. The interpretation of numerous sources was based on referenced authors on historiographical research, as: Burke (2011), Pinsky (2005), Thompson (1992) and others. For oral sources, semi-structured interviews were recorded online, applied to education professionals (teachers and school heads) and socio-educational professionals (technicians and socio-educational security agents). The research aimed for the contribution for a critical reflection about young people and teenagers Schooling at deprivation of liberty, presenting the establishment of schools and its attendance offer in the northern Minas Gerais, indicating the students’ educational profile in cases of deprivation of liberty; the existence of different theoretical conceptions in documents and in the teachers’ perception regarding the social function assumed by Schooling in this space and time; specificities about educational practice as a result of being in a security area were verified; furthermore, it reports advances and deadlocks about the initial and continued formation of educational professionals who worked with cases of deprivation of freedom.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAtendimento Escolar - Privação de liberdade – Norte de Minas (MG)pt_BR
dc.subjectFunção social da educaçãopt_BR
dc.subjectPrática Educativapt_BR
dc.subjectFormação inicial e continuadapt_BR
dc.titleAtendimento Escolar na medida socioeducativa de privação de liberdade no Norte de Minas Gerais (2006 a 2016)pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaCiência Políticapt_BR
dc.description.resumoEste estudo analisa o contexto em que consolidou-se a garantia do Atendimento Escolar aos educandos em medida de privação de liberdade no Norte de Minas Gerais (2006 a 2016). O recorte temporal inicia-se em 2006, quando foram criadas escolas internas nos centros socioeducativos, localizados na região norte-mineira, nos municípios de Pirapora e Montes Claros, e finda-se no ano de 2016, com a publicação da Resolução nº 03/2016 (BRASIL, 2016), que definiu Diretrizes Nacionais de Atendimento Escolar de adolescentes e jovens que cumprem as medidas socioeducativas. A fundamentação teórica baseou-se em autores, como: Saviani (2018); Freire (2001); Costa (2008); Libâneo (2012); Tardif (2014); dentre outros. Trata-se de uma pesquisa histórica. A interpretação das fontes de diversos tipos, baseou-se em autores referência na pesquisa historiográfica: Burke (2011); Pinsky (2005); Thompson (1992) e outros. Para as fontes orais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, gravadas, no formato on-line, aplicadas aos profissionais da educação (professores e supervisores escolares) e profissionais da socioeducação (técnicos e agentes de segurança socioeducativos). A pesquisa buscou contribuir para a reflexão crítica sobre a Educação Escolar de adolescentes e jovens em medida de privação de liberdade, apresentando como se deu a criação de escolas e a oferta do atendimento escolar no Norte de Minas Gerais, apontando o perfil educacional dos educandos em medida de internação; identificou-se a existência de diferentes concepções teóricas nos documentos e na percepção dos educadores sobre a função social assumida pela Educação Escolar nesse espaço e tempo; verificou-se especificidades na prática educativa em decorrência de estar em um espaço de segurança; e, ainda, descreve avanços e impasses na formação inicial e continuada dos profissionais da educação que atuaram na medida de privação de liberdade.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2025-01-22T22:05:24Z-
dc.contributor.refereeVeloso, Geisa Magela-
dc.contributor.refereeFernandes, Maria Nilvane-
dc.contributor.refereeCardoso, Zilmar Santos-
dc.contributor.refereeXavier, Wendell Lessa Vilela-
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