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dc.contributor.advisorCardoso, Zilmar Santos-
dc.contributor.advisorRota Júnior, César-
dc.contributor.authorRibeiro, Nikolas Medson Araújo-
dc.date.accessioned2025-01-22T21:55:18Z-
dc.date.issued2022-10-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1751-
dc.description.abstractThe study explores, through the dialogue between Social Theory and Psychoanalysis, the trajectory of adolescents in a regime of deprivation of liberty in the Northern region of Minas Gerais, concerning the construction of racial identity. The objective of the research is to analyze the construction of racial identity among adolescents who are in socio-educational programs, in a closed regime, at the Socioeducational Center of Montes Claros. The research aims to examine how these adolescents perceive and construct narratives about their life trajectories, and the influence of their experiences on their perception of their own racial identity. The methodology used for this research will be Life History. The research hypothesis is that the process of constructing the racial identity of these individuals occurs in a specific manner, marked by social issues that lead them to processes of denial and dissociation from the racialization process in which they are socially inserted.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectIdentidade racialpt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectTeoria Socialpt_BR
dc.subjectCentro Socioeducativo de Montes Claros (MG)pt_BR
dc.titleEntre Narrativas e Fantasias da Raça: um diálogo crítico entre a Teoria Social e a Psicanálise na construção da identidade racial de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativaspt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaCiência Políticapt_BR
dc.description.resumoO estudo trata, a partir do diálogo entre a Teoria Social e a Psicanálise, da trajetória de adolescentes em regime de privação de liberdade no Norte de Minas Gerais, no que diz respeito à construção da identidade racial. O objetivo da pesquisa é analisar a construção da identidade racial de adolescentes que se encontram em socioeducação, em regime fechado, no Centro Socioeducativo de Montes Claros. A pesquisa visa analisar como esses adolescentes percebem e constroem as narrativas de suas trajetórias de vida e a influência de suas vivências na percepção sobre a própria identidade racial. A metodologia utilizada para essa pesquisa será a História de Vida. A hipótese da pesquisa é que o processo de construção da identidade racial desses atores ocorra de maneira específica e marcada por questões sociais que os levam a processos de negação e dissociação ao processo de racialização no qual estão socialmente inseridos.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2025-01-23T21:55:18Z-
dc.contributor.refereeBrandão, Viviane Bernadeth Gandra-
dc.contributor.refereeMoreira, Nubia Regina-
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