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Título: Educação profissional e o currículo integrado: uma análise da integração curricular sob a perspectiva dos fazeres docentes
Autor(es): Santos, Pricila Fernandes Barbosa dos
Orientador(ra): Santos, Zilmar Gonçalves
Membro(s) Banca: Almeida, Shirley Patrícia de Castro e
Gandra, Viviane Bernadeth
Moraes, Emília Murta
Palavras-chave: Ensino profissional;Ensino médio;Currículo integrado;Fazeres docentes
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 28-Jun-2024
Resumo: O presente estudo insere-se no campo das Políticas Públicas de Currículo, em específico da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. Tem por objetivo geral analisar o Currículo Integrado e os desafios dessa integração na Educação Profissional sob a perspectiva dos fazeres dos docentes que atuam no Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova-CEMTV em Bom Jesus da Lapa-Ba. A questão que norteia a pesquisa consiste em entender: como o Currículo Integrado vem sendo efetivado no CEMTV a partir dos fazeres dos docentes que atuam na Educação Profissional de nível médio? Visamos responder à questão que norteia a pesquisa com os seguintes objetivos específicos: compreender as propostas das políticas educacionais na construção de Educação Profissional nas esferas nacional, estadual e local; analisar o Currículo Integrado à Educação Profissional em sua concepção oficial; e por fim, avaliar a efetivação do Currículo Integrado pelos fazeres dos docentes que atuam na Educação Profissional do CEMTV. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, recorrendo às reflexões de teóricos que discutem aspectos históricos, princípios filosóficos e metodológicos do currículo como Saviani (2003/2013/2018), Silva (2005), Giroux (1997) e Sacristán (2000, 2013); da Educação Profissional e do Novo Ensino Médio, a exemplo de Ciavatta (2011), Cunha (1998, 2016); Moura (2007); Oliveira (2012); Dias (2018); Teixeira (2018); Ferreti (2018), Frigotto (2005/2010/2012); Ramos (2005) e Silva (2023). Como procedimentos para a coleta de dados e informações, foram aplicados 14 (quatorze) questionários com professores que atuam no lócus da pesquisa, visando investigar a efetivação do Currículo Integrado nos fazeres docentes na Educação Profissional e Tecnológica Integrada ao Ensino Médio (EPTMN); bem como realizada a análise de documentos oficiais que regulam a Educação Profissional, como: Plano de Educação Profissional da Bahia, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica, Documento Curricular Referencial da Bahia, Projeto Político Pedagógico e Planos dos Cursos ofertados no CEMTV. Esta pesquisa revela a necessidade de superar os reflexos da dualidade educacional, caracterizada por práticas pedagógicas fragmentadas e desarticuladas, para possibilitar a efetivação da integração curricular pelos docentes que atuam no CEMTV. Os profissionais desta modalidade de ensino enfrentam inúmeros desafios, desde a falta de compreensão da concepção de Educação Profissional Integrada (EPI) até sua efetivação na sala de aula. Este estudo pode contribuir para o desenvolvimento de ações voltadas para à formação de professores, abrindo caminhos para uma efetiva integração curricular.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1752
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