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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNascimento, Rafael Baioni do-
dc.contributor.authorMagalhães, Sandy Aparecida Barbosa-
dc.date.accessioned2025-01-23T19:00:25Z-
dc.date.issued2021-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1753-
dc.description.abstractWith this study we propose to problematize the disciplinary and cis-hetero-normative knowledge, practices and discourses that permeate the school space and its implications in the subjectivation processes of bodies, for that, we start from the concepts of Michel Foucault, Judith Butler and Paul Preciado in relation discussions on standardization and gender. Intending to achieve this goal, we divided this study into three articles. The first article, entitled “School Practices and Disciplinary Power: report of a participant observation in the light of Michel Foucault's thinking, stems from a study produced from the normative practices observed in the school's daily life. We propose to identify which and how disciplinary standardization processes are set in motion in the daily life of a public school in Montes Claros – MG. During our investigative path, it was possible to verify some of the ways in which the school exercises constant vigilance and intervention over the bodies, through various power devices operating in their daily practices. In the second article, “Gender and Sexuality in public schools in Montes Claros-MG: silencing, unpreparedness and suffering”, we seek to understand the effects of school normative productions in their disciplinary and regulatory interfaces of gender and sexuality in the process of subjectifying bodies, taking as the main theoretical reference, the studies of Judith Butler. To this end, we used the semi structured interview with three former students and six teachers from the public school system in the municipality of Montes Claros-MG. Through our study, it was possible to confirm how much schools still reproduce and produce knowledge based on cis-heterosexual binary norms, marginalizing everyone who exceeds this limit of socially constructed normality. Finally, in the third article “The sociability of young people between school disciplinary mediation and the pharmacopornographic regime of social networks”, we seek to analyze the influences of the pharmacopornographic regime on the process of sociability of young people in the school environment. To this end, we interviewed three former students from the public network of the Municipality of Montes Claros-MG. Having queer studies as a theoretical framework, mainly the work of the philosopher Paul Preciado. Through our study, we were able to investigate some of the ways that the pharmacopornographic regime acts at school, for example, the socio-cultural practices that, from social media, influence the subject's gaze towards himself and his relationship with the other, in a society progressively structured along the lines of this technological device.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectNormatizaçãopt_BR
dc.subjectEscola pública – Montes Claros (MG)pt_BR
dc.subjectFarmacopornografiapt_BR
dc.titleEntre regras e silenciamentos: gênero e sexualidade em escolas públicas de Montes Claros – MGpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaCiência Políticapt_BR
dc.description.resumoPropomos com esse estudo problematizar os saberes, práticas e discursos disciplinares e cis hetero-normativos que permeiam o espaço escolar e suas implicações nos processos de subjetivação dos corpos. Para tanto, partimos dos conceitos de Michel Foucault, Judith Butler e Paul Preciado em relação às discussões sobre normatização e gênero. Intentando alcançar esse objetivo, dividimos este estudo em três artigos. O primeiro artigo, intitulado de “Práticas Escolares e Poder Disciplinar: relato de uma observação participante a luz do pensamento de Michel Foucault, decorre de um estudo produzido a partir das práticas normativas observadas no cotidiano da escola. Propomos identificar quais e como os processos disciplinares de normalização são postos em movimento no cotidiano de uma escola pública de Montes Claros–MG. Durante nosso caminho investigativo, foi possível verificarmos algumas das maneiras por meio das quais a escola exerce sobre os corpos constante vigilância e intervenção, mediante vários dispositivos de poder em funcionamento em suas práticas diárias. No segundo artigo, “Gênero e Sexualidade em escolas públicas de Montes Claros MG: silenciamento, despreparo e sofrimento”, buscamos compreender os efeitos das produções normativas escolares em suas interfaces disciplinadoras e regulatórias de gênero e sexualidade no processo de subjetivação dos corpos, tendo por principal referencial teórico os estudos de Judith Butler. Para tanto, fizemos uso da entrevista semiestruturada com três ex estudantes e seis professores da rede pública de ensino do Município de Montes Claros-MG. Por meio do nosso estudo, foi possível confirmarmos o quanto as escolas ainda reproduzem e produzem saberes pautados nas normativas binárias cis-heterossexual, marginalizando todos que ultrapassam esse limite de normalidade socialmente construído. Por fim, no terceiro artigo “A sociabilidade de jovens entre a mediação disciplinar da escola e o regime farmacopornográfico das redes sociais”, buscamos analisar as influências do regime farmacopornográfico no processo de sociabilidade dos jovens no ambiente escolar. Para tanto, entrevistamos três ex-estudantes da rede pública do Município de Montes Claros-MG, tendo por referencial teórico os estudos queer, principalmente a obra do Filosofo Paul Preciado. Por meio do nosso estudo, pudemos investigar algumas das maneiras que o regime farmacopornográfico atua na escola, por exemplo, as práticas socioculturais que, a partir das mídias sociais, influenciam o olhar do sujeito para si próprio e para o seu relacionamento com o outro, em uma sociedade progressivamente estruturada nos moldes desse dispositivo tecnológico.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2025-01-24T19:00:25Z-
dc.contributor.refereeAmorim, Mônica Maria Teixeira-
dc.contributor.refereeAmaro, Ivan-
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