Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1775Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Mota, Maria Alice | - |
| dc.contributor.author | Ramos, Filgueiras, Virgínia das Dores | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-12T21:04:28Z | - |
| dc.date.issued | 2024 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1775 | - |
| dc.description.abstract | In this dissertation, we substantiate, develop and present a proposal for a pedagogical intervention, focusing on the cordel genre, with the aim of promoting literary literacy among students in the final years of Elementary School II. We consider that cordel literature offers us different forms of learning and teaching, bringing to school all the richness of orality and the expression of feelings in the experience of understanding and interpreting life and the human condition, thus contributing to the formation of more participative readers in everyday school life. Our hypothesis is that motivating methodological actions are important to reduce students' difficulties in reading (the main object of the research) and also in writing, since cordel literature is very rich in its linguistic and cultural aspects. We then proposed a work with this literary genre focusing on reading the work Iracema, by Stélio Torquato (2012), which is part of the collection Alencar nas Rimas de Cordel and adapts the classic homonymous novel by José de Alencar into the verses of cordel . The work, like the novel, is quite rich as it presents, among other things, historical marks on the construction of Brazilian identity, with information about the language and culture of the indigenous peoples of Ceará. Using as a basis the conceptions of Medviédv (2012) and Bakhtin (2010) about discursive genres, we think about the importance of these genres taking cordel literature as a starting point. To support our study, we selected some important theorists and, as support, some normative documents on education, teaching and school curriculum. Regarding the methodology of this research, we used the theoretical methodological assumptions of bibliographic and exploratory research with a focus on a qualitative analysis. We carried out the construction of the theoretical framework, an investigative-diagnostic stage on the reading habits of our students and then, based on the results found, an investigative-interventional stage, in which we developed and presented a didactic intervention proposal aimed at stimulating and improving students' reading skills and promote access to and interest in literary classics. In addition to this product, we also produced educational leaflets in cordel with the aim of illustrating and explaining in a playful and literary way the intervention proposal constructed. We believe, with this, that it is possible to contribute to the advancement of students' reading and writing skills in the teaching-learning process, fostering a taste for literature. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Other | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Literatura de cordel brasileira | pt_BR |
| dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
| dc.subject | Literatura - Sequência didática | pt_BR |
| dc.subject | Alencar, José de, 1829-1877 - Crítica e interpretação. | pt_BR |
| dc.title | Alencar nas rimas de cordel: uma proposta de incentivo à leitura literária / Virgínia das Dores Ramos Filgueiras | pt_BR |
| dc.type | Dissertacao | pt_BR |
| dc.subject.area | Ciencias Humanas | pt_BR |
| dc.subject.subarea | Letras | pt_BR |
| dc.description.resumo | Nesta dissertação, fundamentamos, elaboramos e apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica, com foco no gênero cordel, com o objetivo de promover o letramento literário de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental II. Consideramos que a literatura de cordel nos oferece diferentes formas de aprendizagem e ensinamentos, trazendo para a escola toda a riqueza da oralidade e da expressão dos sentimentos na experiência de compreender e interpretar a vida e a condição humana, contribuindo, assim, para uma formação de leitores mais participativos no cotidiano escolar. Nossa hipótese é que ações metodológicas motivadoras são importantes para diminuir as dificuldades de leitura (principal objeto da pesquisa) e, também, de escrita dos alunos, uma vez que a literatura de cordel é muito rica em seus aspectos linguísticos e culturais. Propusemos, então, um trabalho com esse gênero literário com foco na leitura da obra Iracema, de Stélio Torquato (2012), que faz parte da coleção Alencar nas Rimas de Cordel e adapta o romance homônimo clássico de José de Alencar para os versos de cordel. A obra, tal qual o romance, é bastante rica por apresentar, entre outras coisas, marcas históricas sobre a construção da identidade brasileira, com informações sobre a língua e a cultura dos povos indígenas cearenses. Utilizando como base as concepções de Medviédv (2012) e Bakhtin (2010) acerca dos gêneros discursivos, pensamos sobre a importância desses gêneros tomando a literatura de cordel como ponto de partida. Para fundamentar nosso estudo, selecionamos alguns teóricos importantes e, como suporte, alguns documentos normativos sobre educação, ensino e currículo escolar. Quanto à metodologia desta pesquisa, usamos os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa bibliográfica e exploratória com foco em uma análise qualitativa. Realizamos a construção do referencial teórico, uma etapa investigativo-diagnóstica sobre hábitos de leitura de nossos estudantes e, então, a partir dos resultados encontrados, uma etapa investigativo-interventiva, em que elaboramos e apresentamos uma proposta didática de intervenção visando a estimular e melhorar as habilidades de leitura dos discentes e a promover o acesso e o interesse pelos clássicos da literatura. Além desse produto, produzimos ainda folhetos pedagógicos em cordel com o intuito de ilustrar e explicar de forma lúdica e literária a proposta de intervenção construída. Acreditamos, com isso, ser possível contribuir para um avanço das habilidades de leitura e escrita dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, fomentando o gosto pela literatura. | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| dc.embargo.lift | 2025-02-13T21:04:28Z | - |
| dc.contributor.referee | ., . | - |
| Aparece nas coleções: | Dissertações | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Filgueiras, Virgínia das Dores Ramos_Alencar nas rimas de Cordel_2024.pdf | 3,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.