Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1778Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Caetano, Paulo Roberto Barreto | - |
| dc.contributor.author | Machado, Carla D' Lizete | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-12T21:04:54Z | - |
| dc.date.issued | 2024-02-28 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1778 | - |
| dc.description.abstract | The purpose of this research is to produce a pedagogical notebook to help Portuguese language teachers in Youth and Adult Education (EJA)/Elementary School II in their quest to educate literary readers, based on the short story Aramides Florença, from Conceição Evaristo's book Insubmissas Lágrimas de Mulheres (2020 [2011]). This is an action research project because, based on a detected need - the scarcity of teaching material for teaching Afro-Brazilian literature - we sought an intervention, the creation of a pedagogical notebook. We believe that Conceição Evaristo's Afro-Brazilian literature will give rise to reflections and textual productions that will help in the reading education of EJA students. Through bibliographical references, we support the methodology in the critical fortune of authors, such as Conceição Evaristo herself and her work; Marisa Lajolo (2018), Márcia Abreu (2006) and Regina Zilberman (1991) discussing literature and reading education; Magda Soares (2009, 2020), Angela B. Kleiman (2005, 2008), Roxane Rojo and Eduardo Moura (2012) and Rildo Cosson (2014) to understand the terms literacy and literary literacy. Due to the literary genre chosen, it was necessary to deepen knowledge of the short story with Massaud Moisés (2006), Nádia Gotlib (2004), Julio Cortázar (2006) and Ricardo Piglia (2004). To establish a counterpoint, we delve into the orality of the African short story with the studies of Amadou Hampâté Bâ (2010) and Nazareth Soares Fonseca (2016), as well as a little about Animist Realism with the work of Silvio Ruiz Paradiso (2020). When dealing with Afro-Brazilian literature, we started by understanding what structural racism is with Sílvio Luiz de Almeida (2018), going through the voice of the subalterns with Gayatri Chakravorty Spivak (2010), black literature with Zilá Bernd (1988), and the concept of Afro-Brazilian literature with Eduardo de Assis Duarte (2014, 2020); without forgetting to talk about editorial quilombos, with Luiz Henrique Silva de Oliveira and Fabiane Cristine Rodrigues (2017, 2022). The research went through women's writing to show the artifices that women used to publish their texts and also relies on the critical fortune of authors such as Joaquim Dolz, Michèle Noverraz and Bernard Schneuwly (2004) on didactic sequences. These and other researchers cited in the references of this work support the making of the pedagogical notebook that can be found in the Appendix of this research. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Other | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.subject | Literatura afro-brasileira - Estudo e ensino | pt_BR |
| dc.subject | Professores de educação de jovens e adultos - Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
| dc.subject | Conto | pt_BR |
| dc.subject | Evaristo, Conceição, 1946-, - Crítica, interpretação, etc | pt_BR |
| dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
| dc.subject | Escritoras negras | pt_BR |
| dc.title | Conceição Evaristo na formação leitora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
| dc.type | Dissertacao | pt_BR |
| dc.subject.area | Ciencias Humanas | pt_BR |
| dc.subject.subarea | Letras | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa de caráter propositivo tem como objetivo produzir um caderno pedagógico para auxiliar o professor de Língua Portuguesa da Educação de Jovens e Adultos (EJA)/Ensino Fundamental II na busca pela formação do leitor literário, utilizando como base o conto Aramides Florença, do livro Insubmissas Lágrimas de Mulheres (2020 [2011]), de Conceição Evaristo. Trata-se de uma pesquisa-ação, pois, a partir de uma necessidade detectada – a escassez de material didático para o ensino da literatura afro-brasileira –, buscamos uma intervenção, a confecção do caderno pedagógico. Supomos que a literatura afro-brasileira de Conceição Evaristo suscitará reflexões e produções textuais que ajudarão na formação leitora dos alunos da EJA. Por meio de referências bibliográficas, apoiamos a metodologia na fortuna crítica de autores, como a própria Conceição Evaristo e sua obra; Marisa Lajolo (2018), Márcia Abreu (2006) e Regina Zilberman (1991) discutindo sobre literatura e formação leitora; Magda Soares (2009, 2020), Angela B. Kleiman (2005, 2008), Roxane Rojo e Eduardo Moura (2012) e Rildo Cosson (2014) para a compreensão dos termos letramento e letramento literário. Devido ao gênero literário escolhido, foi preciso aprofundar os conhecimentos sobre conto com Massaud Moisés (2006), Nádia Gotlib (2004), Julio Cortázar (2006) e Ricardo Piglia (2004). Para estabelecer um contraponto, adentramos a oralidade do conto africano com os estudos de Amadou Hampâté Bâ (2010) e Nazareth Soares Fonseca (2016), além de trazer um pouco sobre o Realismo Animista com o trabalho de Silvio Ruiz Paradiso (2020). Ao tratarmos da literatura afro-brasileira, começamos por entender o que é racismo estrutural com Sílvio Luiz de Almeida (2018), passando pela voz dos subalternos com Gayatri Chakravorty Spivak (2010), pela literatura negra com Zilá Bernd (1988), e o conceito de literatura afro-brasileira com Eduardo de Assis Duarte (2014, 2020); sem deixar de falar dos quilombos editoriais, com Luiz Henrique Silva de Oliveira e Fabiane Cristine Rodrigues (2017, 2022). A pesquisa perpassou pela escrita feminina para mostrar os artifícios que as mulheres usavam para publicação de seus textos e conta, ainda, com a fortuna crítica de autores, como Joaquim Dolz, Michèle Noverraz e Bernard Schneuwly (2004) sobre sequência didática. Esses e outros pesquisadores citados nas referências deste trabalho sustentam a confecção do caderno pedagógico, que se encontra no Apêndice desta pesquisa. | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| dc.embargo.lift | 2025-02-13T21:04:54Z | - |
| dc.contributor.referee | Penido, Luiz Henrique Carvalho | - |
| dc.contributor.referee | Godinho, Josué Borges de Araújo | - |
| dc.contributor.referee | Ferreira, Geraldo da Aparecida | - |
| dc.contributor.referee | Azevedo, Guilherme Zubaran de | - |
| Aparece nas coleções: | Dissertações | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Machado, Carla D' Lizete_Conceição Evaristo na formação leitora_2024.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.