Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1779Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Nepomuceno, Arlete Ribeiro | - |
| dc.contributor.author | Carvalho, Cássia Teixeira de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-12T21:05:02Z | - |
| dc.date.issued | 2024-09 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1779 | - |
| dc.description.abstract | In the contemporary era, many texts are circulating daily in our social context, which has increasingly demanded greater reading comprehension from all of us. Taking this into account, this paper aimsto discuss how to work with the meme genre in the classroom from a multimodal perspective and the aspects proposed by the theories of Systemic-Functional Linguistics and Visual Design Grammar. Its overall aim was to produce a pedagogical notebook for elementary school teachers, with activities that can develop multi-semiotic reading skills and competencies in the classroom, based on the textual-discursive genre meme. The justification for choosing the meme is based on its multimodal aspects and their growing diffusion in cyberspace, making it known to students and teachers daily, criticizing situations experienced by celebrities and ordinary people, involving a variety of globally circulated subjects, capable of going viral in seconds. The basis for this action-research suggestion was Systemic-Functional Linguistics and the multimodal perspective, at the heart of which is Visual Design Grammar. Methodologically, this suggested action research for Portuguese language teachers in the final years of elementary school is qualitative and descriptive-interpretive in nature. The corpus that was analyzed is made up of memes that deal with diverse subjects and themes that circulate daily in the social context. The choice of themes took into account the social relevance of the issues addressed, as well as the verbo-visual language and the interpretative bias of the texts. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Other | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Memes | pt_BR |
| dc.subject | Compreensão leitora | pt_BR |
| dc.subject | Multimodalidade | pt_BR |
| dc.subject | Linguagem verbo-visual | pt_BR |
| dc.title | Memes: ação e reflexão para o desenvolvimento da competência leitora de alunos do ensino fundamental | pt_BR |
| dc.type | Dissertacao | pt_BR |
| dc.subject.area | Ciencias Humanas | pt_BR |
| dc.subject.subarea | Letras | pt_BR |
| dc.description.resumo | Na era contemporânea são muitos ostextos que circulam diariamente em nosso contexto social, o que tem exigido, cada vez mais, uma maior compreensão leitora por parte de todos nós. Levando isso em conta, o presente trabalho visa discutir como trabalhar com o gênero meme em sala de aula, a partir da perspectiva multimodal e dos aspectos proposto pelas teorias da Linguística Sistêmico-Funcional e da Gramática do Design Visual. Teve como objetivo geral a elaboração de um caderno pedagógico, direcionado a professores do ensino fundamental, com atividades que possam desenvolver habilidades e competências de leituras multissemióticas em sala de aula, a partir do gênero textual-discursivo meme. A justificativa para a escolha do meme ancora-se nos aspectos multimodais e na difusão crescente deles no ciberespaço, tornando-o conhecido cotidianamente, por alunos e professores, criticando situações vivenciadas por celebridades e pessoas comuns, envolvendo diversos assuntos de circulação mundial, capazes de viralizar em segundos. A fundamentação que embasou esta sugestão de pesquisa-ação foi a Linguística Sistêmico-Funcional e a perspectiva multimodal, cujo cerne é a Gramática do Design Visual. Metodologicamente, esta sugestão de pesquisa-ação para professores de Língua Portuguesa, dos anos finais do ensino fundamental, é de delineamento qualitativo e de cunho descritivo-interpretativo. O corpus que foi analisado está constituído por memes que abordam assuntos diversos e com temática que circulam diariamente no contexto social. A escolha dos temas levou em conta a relevância social dos assuntos abordados, além da linguagem verbo visual e o viés interpretativo dos textos. | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| dc.embargo.lift | 2025-02-13T21:05:02Z | - |
| dc.contributor.referee | ., . | - |
| Aparece nas coleções: | Dissertações | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Carvalho, Cássia Teixeira de_Memes ação e reflexão_2024.pdf | 3,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.