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dc.contributor.advisorCarvalho, Maria de Lourdes Guimarães de-
dc.contributor.authorAlmeida, Jaqueline de Jesus Gonçalves de-
dc.date.accessioned2025-02-12T21:05:56Z-
dc.date.issued2024-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1786-
dc.description.abstractResearch motivated by the experience with teaching literature proposed in textbooks and by the interest in presenting a proposal for an interdisciplinary approach to promote literary reading and, in this way, answer the following question: how to approach the reading of the work Les Misérables, by Victor Hugo and translated by Walcyr Carrasco, in an interdisciplinary way, with a view to the literary literacy of students in basic education? The hypothesis is that the work in question should be approached through interdisciplinary activities and with the use of media supports, which encompass the various dimensions made possible by literary reading, from the perspective of literacy, which can be proposed with the intention of favoring the development of the reading formation of students in elementary school II. The general objective of this study is to present a plan of theoretical and methodological suggestions for the reading of the work Les Misérables, by Victor Hugo, from an interdisciplinary perspective and with the use of other textual supports. As specific objectives, we outline the following: (i) to present theoretical considerations on literature as an essential right, considering the assumptions of the guiding documents for reading and literary literacy education; (ii) to describe the proposed approach to the work Les Misérables in a Portuguese language textbook; (iii) to present a selection of interdisciplinary reading practices for the work Les Misérables, by Victor Hugo, translated by Walcyr Carrasco. The justification for this work is linked to the consideration that literature is one of the richest manifestations of our society and serves as inspiration for other artistic manifestations. Therefore, this research is mainly justified by the desire to value literary art in the critical social education of the student, since the discourse present in the works permeates generations and can be situated outside of their temporality, in a current debate, involving diverse social, economic, evaluative, emotional and cultural contexts. The methodological approach is that of qualitative bibliographic research, of a propositional and documentary nature.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLiteratura (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectLetramentospt_BR
dc.subjectLiteratura - Adaptaçõespt_BR
dc.subjectSuporte midiáticopt_BR
dc.subjectOs miseráveis - Hugo, Victor, 1802-1885pt_BR
dc.titleA formação integral do aluno à luz da literaturapt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaLetraspt_BR
dc.description.resumoPesquisa motivada pela experiência com o ensino de literatura proposto em livros didáticos e pelo interesse de apresentar uma proposta de abordagem interdisciplinar para a promoção da leitura literária e, desse modo, responder ao seguinte questionamento: como abordar interdisciplinarmente a leitura da obra Os miseráveis, de Victor Hugo e tradução de Walcyr Carrasco, com vistas ao letramento literário de alunos da educação básica? A hipótese é de que a obra em questão deve ser abordada por meio de atividades interdisciplinares e com a utilização de suportes midiáticos, os quais englobam as diversas dimensões possibilitadas pela leitura literária, na perspectiva do letramento, que poderão ser propostas com a intenção de favorecer o desenvolvimento da formação leitora de alunos do ensino fundamental II. Este estudo tem como objetivo geral apresentar um planejamento de sugestões teórico metodológicas para a leitura da obra Os miseráveis, de Vitor Hugo, na perspectiva interdisciplinar e com utilização de outros suportes textuais. Como específicos delineamos os seguintes: (i) apresentar considerações teóricas sobre a literatura como direito essencial, considerando os pressupostos dos documentos norteadores da educação sobre a leitura e o letramento literários; (ii) descrever a proposta de abordagem da obra Os miseráveis em um livro didático de Língua Portuguesa (iii) apresentar uma seleção de práticas interdisciplinares para leitura da obra Os miseráveis, de Vitor Hugo. A justificativa deste trabalho está atrelada à consideração de que a literatura é uma das manifestações mais ricas de nossa sociedade e serve como inspiração para outras manifestações artísticas. Sendo assim, esta investigação é justificada principalmente pelo desejo de valorização da arte literária na formação crítico social do aluno, uma vez que o discurso, presente nas obras, perpassa gerações e consegue se situar fora de sua temporalidade, em um debate atual, envolvendo diversos contextos sociais, econômicos, de valores, emocionais e culturais. A abordagem metodológica é a da pesquisa bibliográfica qualitativa, de caráter propositivo e documental.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2025-02-13T21:05:56Z-
dc.contributor.refereeOliva, Osmar Pereria-
dc.contributor.refereeCampos, Alex Sander Luiz-
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