Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1790| Título: | Histórias de dois mundos com heróis surdos: representação da família nos processos de formação humana em Marta Morgado e Cláudia Bisol |
| Autor(es): | Santos, Rosana Fróes |
| Orientador(ra): | Sousa, Márcio Jean Fialho |
| Membro(s) Banca: | Mourão, Carlos Antônio Fontenele Silva, Alba Valéria Niza |
| Palavras-chave: | Surdos - Literatura;Surdos - Relações com a família;Mamadu: o herói surdo (2007) - Morgado, Marta;Tibe e Joca: uma história de dois mundos (2001) - Bisol, Cláudia |
| Área: | Linguistica, Letras e Artes |
| Subárea: | Letras |
| Data do documento: | 24-Ago-2022 |
| Resumo: | A literatura, por possibilitar reflexões que propiciam no ser humano a formação pessoal e social, abre espaços para discussão em diversos contextos, dentre esses o campo da Literatura Surda, que tem como foco o surdo e a Cultura Surda. Nesse sentido, a presente dissertação tem como tema “A formação humana do sujeito surdo na perspectiva das relações sociofamiliares presentes na literatura surda portuguesa e brasileira” e propõe uma reflexão a partir da análise das obras Mamadu: o herói surdo (2007), da escritora portuguesa Marta Morgado e Tibe e Joca: uma história de dois mundos (2001), da escritora brasileira Cláudia Bisol. A primeira apresenta um personagem surdo chamado Mamadu que muda de país para ter acesso a sua língua e sua cultura, uma vez que nasceu em um território incapaz de possibilitar o desenvolvimento da criança surda, por não conhecer a Cultura Surda. Já a segunda se constrói a partir do personagem surdo que vive entre dois mundos, o da língua oral e o da Língua de Sinais e o processo de descoberta de si mesmo. Como problema tem-se: como a formação humana do sujeito surdo se processa sob a ótica das relações familiares e sociais? Como objetivo pretende-se analisar as obras Mamadu: o herói surdo (2007) e Tibe e Joca: uma história de dois mundos (2001) com vistas a evidenciar o processo de formação humana do sujeito surdo a partir das relações familiares e sociais. Como objetivos específicos: analisar o processo de formação humana na perspectiva literária de Antonio Candido; identificar a presença da Literatura Surda, e sua representatividade, no Brasil e em Portugal; contextualizar as relações familiares e sociais, as quais o sujeito surdo está exposto, nas obras que compõem o corpus de análise; e, por fim, apresentar o processo de formação humana do sujeito surdo sob a ótica das obras Mamadu: o herói surdo (2007) e Tibe e Joca: uma história de dois mundos (2001). Como metodologia empregou-se uma pesquisa de cunho teórico-crítico, portanto bibliográfica, por meio da análise das obras literárias citadas à luz do referencial teórico. Para a construção do referencial teórico utilizou-se as ideias de Antonio Candido (2004 e 2006) e Edgar Morin (2004) sobre literatura e formação humana; Karin Strobel (2008), Gladis Perlin (2018), Lodenir Karnopp (2011) e Luiz Claudio da Costa Carvalho (2019) a respeito da Literatura Surda; e Marta Morgado (2011) acerca da Literatura Gestual Portuguesa; dentre outros que potencializaram as reflexões. Assim, a discussão demonstra, por meio das narrativas literárias analisadas, que a formação humana do sujeito surdo encontra-se intimamente ligada às relações às quais o indivíduo encontra-se exposto, em especial as relações familiares, contexto que tem como um de seus papéis aproximar o surdo ao contexto literário, com vistas a propiciar-lhe a formação humana por meio da construção de reflexões. |
| Descrição: | Literature, by enabling reflections that provide, in human beings, personal and social education, opens spaces for discussion in different contexts, among these the field of Deaf Literature, which focuses on the deaf and the Deaf Culture. In this sense, this dissertation has as its theme “The human formation of the deaf subject from the perspective of socio-family relationships present in portuguese and brazilian deaf literature”, and proposes a reflection based on the analysis of the works Mamadu: o herói surdo (2007), by the Portuguese writer Marta Morgado e Tibe e Joca: uma história de dois mundos (2001), by the Brazilian writer Cláudia Bisol. The first presents a deaf character named Mamadu who moves from country to country to have access to their language and culture, since he was born in a territory incapable of enabling the development of deaf children, as he does not know the Deaf Culture. In the second, a narrative is built from the deaf character who lives between two worlds, that of oral language and that of sign language, and the process of discovering himself. The problem is: How is the human formation of the deaf person processed from the perspective of family and social relationships? The objective is to analyze the works Mamadu: o herói surdo (2007) and Tibe e Joca: uma história de dois mundos (2001), with a view to highlighting the process of human formation of the deaf subject from family and social relationships. As specific objectives: To analyze the process of human formation in the literary perspective of Antonio Candido; Identify the presence of Deaf Literature, and its representation, in Brazil and Portugal; Contextualize family and social relationships, to which the deaf person is exposed, in the works that make up the corpus of analysis; And, finally, to present the process of human formation of the deaf subject from the perspective of the works Mamadu: o herói surdo(2007) and Tibe e Joca: uma história de dois mundos (2001). As a methodology, a theoretical-critical research, therefore bibliographical, was used, through the analysis of the cited literary works. For the construction of the theoretical framework, the ideas of Antonio Candido (2004 and 2006), Edgar Morin (2004) on literature and human formation were used; Karin Strobel (2008), Gladis Perlin (2018), Lodenir Karnopp (2011) and Luiz Claudio da Costa Carvalho (2019) about Deaf Literature; and Marta Morgado (2011) on Portuguese Gesture Literature; among others that enhanced the reflections. Thus, the discussion to demonstrate, through the analyzed literary narratives, that the human formation of the deaf subject is closely linked to the relationships to which the individual is exposed, especially family relationships, a context that has as one of their roles, bring the deaf closer to the literary context, with a view to providing them with human formation through the construction of reflections. |
| URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1790 |
| Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Froes, Rosana Froes_História de dois mundos com heróis surdos_2023.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.