Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1793Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Rocha, Antônio Wagner Veloso | - |
| dc.contributor.author | Ramos, Isabella Santos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-26T13:58:48Z | - |
| dc.date.issued | 2023-06-16 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1793 | - |
| dc.description.abstract | This work aimed to discuss two narratives in dialogue with a focus on the trajectory of female characters built under the sign of prostitution. Emphasis was placed on the conversion of the traditional meaning that the word “prostitute”, its synonyms, and the condition underlying it assume from the point of view proposed in Guimarães Rosa’s reflections on Doralda and, in the background, Analma and Izilda, in the tale Dão-Lalalão (the debtor), and Konstantin Christoff, on Yêdde, Dona Lola Goiana and the girls of the boarding house based on the series of his self-portraits, carried out from 1982 to 2006. Our interpretation was guided by the inter-arts research methodology. The concepts of eroticism and archetype were approached to arrive at the concept of the femme fatale or phallic woman from their echoes in artistic production. An analysis was made of the portrayal of the character Salomé as femme fatale, until the approximation of her similarities with the target characters of our study. Our comments were initially guided by studies by Bataille (2017), Moraes (2017), and Sant’Anna (1993). Finally, thinking about the transit and dialogue between these characters, we discuss their starting and ending points in the narratives: the bed, marital bed or cabaret alcove, thinking about the symbolic and geographical paths and displacements that make up their stories. To do so, the critical fortune on heroism and sensuality in Dão-Lalalão, and the concept of trajectory and intertextuality present in both works was approached, the latter being used as a tool for transgression in the narratives. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Other | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Mulheres na literatura | pt_BR |
| dc.subject | Mulheres na arte | pt_BR |
| dc.subject | Prostitutas na literatura | pt_BR |
| dc.subject | Prostitutas na arte | pt_BR |
| dc.subject | Dão-Lalalão - Rosa, João Guimarães, 1908-1967 - Crítica e interpretação | pt_BR |
| dc.subject | Christoff, Konstantin, 1923-2011 - Crítica e interpretação | pt_BR |
| dc.title | Mulheres em travessia: uma análise da trajetória das personagens femininas construídas sob o signo da prostituição em Guimarães Rosa e Konstantin Christoff | pt_BR |
| dc.type | Dissertacao | pt_BR |
| dc.subject.area | Linguistica, Letras e Artes | pt_BR |
| dc.subject.subarea | Letras | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho visou abordar duas narrativas em diálogo com enfoque na trajetória das personagens femininas construídas sob o signo da prostituição. A ênfase se deu na conversão do sentido tradicional que a palavra “prostituta”, seus sinônimos, e a condição subjacente que ela assume a partir do ponto de vista proposto nas reflexões de Guimarães Rosa sobre as personagens Doralda e em segundo plano Analma e Izilda, na novela Dão-Lalalão (o devente) e de Konstantin Christoff, sobre as figuras de Yêdde, Dona Lola Goiana e as meninas da pensão a partir da série de autorretratos que o artista realizou de 1982 a 2006. Nossa interpretação se orientou a partir da metodologia de pesquisa inter-artes. Foram abordados os conceitos de erotismo e arquétipo para chegar ao conceito da mulher fatal ou mulher fálica a partir de seus ecos na produção artística. Foi feita uma análise da retratação da personagem Salomé enquanto mulher fatal, até a aproximação de suas similaridades com as personagens alvo de nosso estudo. Nossos comentários se orientaram inicialmente a partir dos estudos de Bataille (2017), Moraes (2017), e Sant’Anna (1993). Por fim, pensando o trânsito e o diálogo entre essas personagens, discutimos seus pontos de partida e chegada nas narrativas: a cama, leito conjugal ou alcova de cabaré, pensando os caminhos e deslocamentos simbólicos e geográficos que perfazem em suas histórias. Para tanto, foi abordada a fortuna crítica sobre erotismo e sensualidade em Dão-Lalalão, o conceito de trajeto e intertextualidade presentes em ambas as obras, sendo esta última utilizada como ferramenta para transgressão nas narrativas. | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| dc.embargo.lift | 2025-02-27T13:58:48Z | - |
| dc.contributor.referee | Christoff, Maria Elvira Curty Romero | - |
| Aparece nas coleções: | Dissertações | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Ramos, Isabella Santos_ Mulheres em travessia _2023.pdf | 2,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.