Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1797
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoelho, Maria do Socorro Vieira-
dc.contributor.advisorAquino, Ana Márcia Ruas de-
dc.contributor.authorBaliza, Raimunda Pereira da Silva-
dc.date.accessioned2025-02-26T14:45:33Z-
dc.date.issued2021-09-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1797-
dc.description.abstractThis research develops a study on the social voices emerging from the discourse of the speech of eighth grade students in a state public school, especially focusing on the lexical units uttered by those individual, and which generate disrespectful attitudes. The objective of text is to deconstruct these meanings naturalized in the discourse of the students, aiming at building a relationship of mutual respect between peers, as such linguistic units express mistaken beliefs that generate negative and aggressive attitudes, which, in their turn, culminate in outrageous treatment. The theoretical contribution includes postulates about language, lexicon, polyphony, identity, ideology and social inequality, with emphasis on the Bakhtinian dialogism. For the development of the research, two hypotheses were raised: i) students ignore or neglect meanings and notions of disrespectful lexical units and naturalize them, as they are in the collective imagination and because they are reproduced in society, offending thus their colleagues. ii) the socio-historically and culturally constructed ideologies, and cognitively impregnated in the discursive memory originate insulting attitudes resulting from the use of violent and disrespectful language motivated by the prejudice that emerges from the discourse of the students under study. Regarding the methodology, in addition to the bibliographical and documental research, action research and a qualitative approach were chosen, the latter to carry out data analysis. Regarding the results, considering the answers to the questionnaire applied in the diagnostic phase, and examining the discourse focusing on factors that generate harmful treatments, prejudiced and discriminatory practices were detected involving various aspects such as race, ethnicity (xenophobia), gender, appearance physical (phobia against: too fat or skinny people, height, shape and size of ears, eyes and thickness lips, among others, social status and religion. Based on these (re)occurrences, a teaching proposal was elaborated with theaim of promoting an efficient language education, through an approach which promotes and motivates respect for others in the students participating in this research.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLéxicopt_BR
dc.subjectVozes sociais - Polifoniapt_BR
dc.subjectPreconceito e discriminaçãopt_BR
dc.subjectAspectos Culturaispt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectProposta de ensinopt_BR
dc.titleEscolhas lexicais de alunos da Educação Básica: vozes sociais, aspectos culturaispt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaLetraspt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa desenvolve um estudo sobre as vozes sociais que emergem do discurso da fala de alunos do oitavo ano de uma escola pública estadual, especialmente focando as unidades lexicais proferidas por esses indivíduos, e que geram atitudes desrespeitosas. O texto objetiva prover conhecimentos para a desconstrução de significados desrespeitosos e naturalizados no discurso dos alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Montalvânia, com vista à construção de uma relação de respeito mútuo entre os pares, porquanto tais unidades linguísticas expressam crenças equivocadas que geram atitudes negativas e agressivas, que, por sua vez, culminam em tratamento ultrajante. O aporte teórico inclui postulados sobre linguagem, léxico, polifonia, identidade, ideologia e desigualdade social, com destaque para a dialogia bakhtiniana. Para o desenvolvimento da pesquisa, levantaram-se duas hipóteses: i) os alunos ignoram ou negligenciam os significados e conceitos de unidades lexicais desrespeitosas e as naturalizam, por estarem no imaginário coletivo, por serem reproduzidas na sociedade, ofendendo, assim, seus colegas; ii) as ideologias socio-histórica e culturalmente construídas, ecognitivamente impregnadas na memória discursiva, originam atitudes insultuosas resultantes do uso de uma linguagem violenta e de desapreço motivadas pelo preconceito que aflora do discurso dos alunos em estudo. No tocante à metodologia, além das pesquisas bibliográfica e documental, elegeram se a pesquisa-ação e a abordagem qualitativa, esta, para se proceder à análise de dados. No que concerne aos resultados, considerando as respostas ao questionário aplicado na fase diagnóstica, e examinando-se o discurso, com foco em fatores que geram tratamentos injuriosos, detectaram se práticas preconceituosas e discriminatórias envolvendo diversos aspectos como raça, etnia (xenofobia), gênero, aparência física (fobia contra: pessoasgordas ou muito magras, estatura, formato e tamanho de orelhas, olhos e lábios, entre outros), condição social e religião. Com base nessas (re)ocorrências, elaborou-se uma proposta de ensino com o objetivo de promover uma educação linguística eficiente, e com uma abordagemque apregoe e motive o respeito ao próximo nos alunos partícipes desta pesquisa.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2025-02-27T14:45:33Z-
dc.contributor.refereeAthayde, Carla Roselma de-
dc.contributor.refereeSoares, Gilvan Mateus-
dc.contributor.refereeMacedo, Márcia Verônica Ramos de-
dc.contributor.refereeAugusto, Vera Lúcia Dias dos Santos-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Baliza, Raimunda Pereira da Silva_Escolhas lexicais da educação básica_2021.pdf3,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.