Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1799
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Nepomuceno, Arlete Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Cibele Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-26T14:45:50Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1799 | - |
dc.description.abstract | In this study, we aim to carry out a multisemiotic analysis of images in screen capture, cut from the films Percy Jackson and The Lightning Thief and Thor: the dark world, proposing a work with the digital fanfiction genre, with two videos found from extracted images fromthese films. Therefore, in a qualitative-interpretive expedient, we use, fundamentally, the theoretical methodological framework of Systemic-Functional Grammar and Visual Design Grammar, suggesting an action-research, with the production of a didactic notebook, to be developed by teacher-researcher and by other teachers. We hypothesize that a verb-visual exploration of the myth in the film and fanfictions can contribute to the student to improve reading, with the mediation of the teacher, making the student perceive elements that make upthe textual texture beyond the surface of the myth in the movie. It is justified by the combination of verbal and visual language, as we note that the work with reading andanalyzing texts is still based on the teacher's “intuition”. From this investigation, we found that working with multimodal texts makes it possible to develop a reading and communicativecompetence of students, as they are texts that offer a multiplicity of signals that circulate in the most varied social spheres in which these students are inserted. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Other | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Mito | pt_BR |
dc.subject | Filme | pt_BR |
dc.subject | Multimodalidade | pt_BR |
dc.subject | Multiletramento | pt_BR |
dc.title | O mito no filme: uma proposta de leitura multissemiótica para o Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertacao | pt_BR |
dc.subject.area | Ciencias Humanas | pt_BR |
dc.subject.subarea | Letras | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste estudo, objetivamos realizar uma análise multissemiótica de imagens em captura de tela, recortadas dos filmes Percy Jackson e o ladrão de raios e Thor: o mundo sombrio, propondo um trabalho com o gênero digital fanfiction, com dois vídeos produzidos a partirdas imagens extraídas desses filmes. Para tanto, num expediente qualitativo-interpretativo, valemo-nos, fundamentalmente, do enquadramento teórico-metodológico da Gramática Sistêmico Funcional e da Gramática do Design Visual, sugerindo uma pesquisa-ação, com a produção de um caderno didático, a ser desenvolvida pela professora-pesquisadora e por outros professores. Aventamos a hipótese de que a exploração verbo-visual do mito no filme eas fanfictions podem contribuir para que o aluno aprimore a leitura, com a mediação do professor, fazendo com que o aluno perceba elementos que compõem a tessitura textual para além da superfície do mito no filme. Justifica-se pela conjugação da linguagem verbal com a linguagem visual, pois notamos que o trabalho com a leitura e análise de textos ainda está pautado na “intuição” do professor. A partir desta investigação, constatamos que um trabalho com textos multimodais possibilita desenvolver a competência leitora e comunicativa dos alunos, pois são textos que ofertam uma multiplicidade de signos que circulam nas mais variadas esferas sociais em que esses alunos se encontram inseridos. | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2025-02-27T14:45:50Z | - |
dc.contributor.referee | . | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Oliveira, Cibele Alves de_O mito no filme_2021.pdf | 5,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.