Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1804
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria de Lourdes Guimarães de-
dc.contributor.authorSilva, Ana Paula Santos Ruas e-
dc.date.accessioned2025-02-26T19:36:30Z-
dc.date.issued2021-05-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1804-
dc.description.abstractDissertation presenting the results of the research carried out with the general objective of presenting theoretical and methodological subsidies for the teaching and learning of critical and comprehensive reading in basic education and with a view to reaching the specific objectives, namely: to explore knowledge related to Sociodiscursive Interactionism, notions of literacy and comprehensive and critical reading and reading strategies; to present contributions of the interactional process for the formation of the critical reader and, from the methodological point of view, to present didactic-pedagogical-instructional material as a theoretical-practical suggestion for the development of reading classes in basic education. For that, it tried to answer which theoretical-methodological strategies that the basic education teacher can use for the development of the necessary competences for the critical reading of students of this level of education. It is a work motivated mainly by the empirical observation of professional practice as a Portuguese language teacher and justified by the commitment to the formation of readers who elaborate their knowledge from the interaction between voices and discourses, developing the communicative competence in different social contexts, capable, therefore to respond to contemporary demands, as foreseen by the teaching parameterizing documents. The methodology is qualitative, with the suggestion of developing an action research, the bibliographic method and the theoretical anchoring based on the assumptions regarding the interactive language proposed by Bakhtin (2003) and Bronckart (2012), literacy with Soares (2004) and Kleiman (2008), reading strategies with Solé (1998) and Kleiman (2008), in addition to the objectives and skills provided for in the National Common Curricular Base. The result obtained was a theoretical foundation and an activity plan called “Ateliê de Leitura:” to be developed at the research field school and made available for application in other Brazilian schools.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLeitura - Estratégias de leiturapt_BR
dc.subjectCompreensão leitora – Educação Básicapt_BR
dc.subjectInteracionismopt_BR
dc.subjectSociodiscursivopt_BR
dc.titleEstratégias de leitura para a formação do leitor críticopt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaLetraspt_BR
dc.description.resumoDissertação apresentando os resultados da investigação realizada com o objetivo geral de apresentar subsídios teórico-metodológicos para o ensino e a aprendizagem da leitura crítica e compreensiva na educação básica e com vistas a alcançar os objetivos específicos, a saber: explorar conhecimentos referentes ao Interacionismo Sociodiscursivo, noções de letramento e de leitura compreensiva e crítica e sobre estratégias de leitura; apresentar contribuições do processo interacional para a formação do leitor crítico e, do ponto de vista metodológico, apresentar um material didático-pedagógico-instrucional como sugestão teórico-prática para o desenvolvimento de aulas de leitura na educação básica. Para isso procurou responder quais estratégias teórico-metodológicas de que o professor da educação básica pode se valer para o desenvolvimento das competências necessárias à leitura crítica de alunos desse nível de ensino. É um trabalho motivado principalmente pela observação empírica da prática profissional como professora de Língua Portuguesa e justificado pelo compromisso com a formação de leitores que elaborem seus saberes a partir da interação entre vozes e discursos, desenvolvendo a competência comunicativa nos diferentes contextos sociais, capazes, portanto, de responderem às demandas contemporâneas, tal como previsto pelos documentos parametrizadores do ensino. A metodologia é a qualitativa, com a sugestão de desenvolvimento de uma pesquisa-ação, o método bibliográfico e a ancoragem teórica em fundamentada nos pressupostos referentes à linguagem interativa proposta por Bakhtin (2003) e Bronckart (2012), letramento com Soares (2004) e Kleiman (2008), estratégias de leitura com Solé (1998) e Kleiman (2008), além de objetivos e habilidades previstos na Base Nacional Comum Curricular. O resultado obtido foi uma fundamentação teórica e um planejamento de atividades denominado “Ateliê de Leitura: ” a ser desenvolvido na escola campo da pesquisa e disponibilizado para aplicação em outras escolas brasileiras.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2025-02-27T19:36:30Z-
dc.contributor.referee.-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Ana Paula Santos Ruas e_Estratégias de leitura_2021.pdf2,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.