Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1804| Título: | Estratégias de leitura para a formação do leitor crítico |
| Autor(es): | Silva, Ana Paula Santos Ruas e |
| Orientador(ra): | Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de |
| Membro(s) Banca: | . |
| Palavras-chave: | Leitura - Estratégias de leitura;Compreensão leitora – Educação Básica;Interacionismo;Sociodiscursivo |
| Área: | Ciencias Humanas |
| Subárea: | Letras |
| Data do documento: | 21-Mai-2021 |
| Resumo: | Dissertação apresentando os resultados da investigação realizada com o objetivo geral de apresentar subsídios teórico-metodológicos para o ensino e a aprendizagem da leitura crítica e compreensiva na educação básica e com vistas a alcançar os objetivos específicos, a saber: explorar conhecimentos referentes ao Interacionismo Sociodiscursivo, noções de letramento e de leitura compreensiva e crítica e sobre estratégias de leitura; apresentar contribuições do processo interacional para a formação do leitor crítico e, do ponto de vista metodológico, apresentar um material didático-pedagógico-instrucional como sugestão teórico-prática para o desenvolvimento de aulas de leitura na educação básica. Para isso procurou responder quais estratégias teórico-metodológicas de que o professor da educação básica pode se valer para o desenvolvimento das competências necessárias à leitura crítica de alunos desse nível de ensino. É um trabalho motivado principalmente pela observação empírica da prática profissional como professora de Língua Portuguesa e justificado pelo compromisso com a formação de leitores que elaborem seus saberes a partir da interação entre vozes e discursos, desenvolvendo a competência comunicativa nos diferentes contextos sociais, capazes, portanto, de responderem às demandas contemporâneas, tal como previsto pelos documentos parametrizadores do ensino. A metodologia é a qualitativa, com a sugestão de desenvolvimento de uma pesquisa-ação, o método bibliográfico e a ancoragem teórica em fundamentada nos pressupostos referentes à linguagem interativa proposta por Bakhtin (2003) e Bronckart (2012), letramento com Soares (2004) e Kleiman (2008), estratégias de leitura com Solé (1998) e Kleiman (2008), além de objetivos e habilidades previstos na Base Nacional Comum Curricular. O resultado obtido foi uma fundamentação teórica e um planejamento de atividades denominado “Ateliê de Leitura: ” a ser desenvolvido na escola campo da pesquisa e disponibilizado para aplicação em outras escolas brasileiras. |
| URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1804 |
| Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Silva, Ana Paula Santos Ruas e_Estratégias de leitura_2021.pdf | 2,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.