Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1804
Título: Estratégias de leitura para a formação do leitor crítico
Autor(es): Silva, Ana Paula Santos Ruas e
Orientador(ra): Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de
Membro(s) Banca: .
Palavras-chave: Leitura - Estratégias de leitura;Compreensão leitora – Educação Básica;Interacionismo;Sociodiscursivo
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Letras
Data do documento: 21-Mai-2021
Resumo: Dissertação apresentando os resultados da investigação realizada com o objetivo geral de apresentar subsídios teórico-metodológicos para o ensino e a aprendizagem da leitura crítica e compreensiva na educação básica e com vistas a alcançar os objetivos específicos, a saber: explorar conhecimentos referentes ao Interacionismo Sociodiscursivo, noções de letramento e de leitura compreensiva e crítica e sobre estratégias de leitura; apresentar contribuições do processo interacional para a formação do leitor crítico e, do ponto de vista metodológico, apresentar um material didático-pedagógico-instrucional como sugestão teórico-prática para o desenvolvimento de aulas de leitura na educação básica. Para isso procurou responder quais estratégias teórico-metodológicas de que o professor da educação básica pode se valer para o desenvolvimento das competências necessárias à leitura crítica de alunos desse nível de ensino. É um trabalho motivado principalmente pela observação empírica da prática profissional como professora de Língua Portuguesa e justificado pelo compromisso com a formação de leitores que elaborem seus saberes a partir da interação entre vozes e discursos, desenvolvendo a competência comunicativa nos diferentes contextos sociais, capazes, portanto, de responderem às demandas contemporâneas, tal como previsto pelos documentos parametrizadores do ensino. A metodologia é a qualitativa, com a sugestão de desenvolvimento de uma pesquisa-ação, o método bibliográfico e a ancoragem teórica em fundamentada nos pressupostos referentes à linguagem interativa proposta por Bakhtin (2003) e Bronckart (2012), letramento com Soares (2004) e Kleiman (2008), estratégias de leitura com Solé (1998) e Kleiman (2008), além de objetivos e habilidades previstos na Base Nacional Comum Curricular. O resultado obtido foi uma fundamentação teórica e um planejamento de atividades denominado “Ateliê de Leitura: ” a ser desenvolvido na escola campo da pesquisa e disponibilizado para aplicação em outras escolas brasileiras.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1804
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Ana Paula Santos Ruas e_Estratégias de leitura_2021.pdf2,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.