Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1805
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria de Lourdes Guimarães de-
dc.contributor.authorDias, André Esperidião Antôni-
dc.date.accessioned2025-02-26T19:36:39Z-
dc.date.issued2023-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1805-
dc.description.abstractThe observation of teaching practice in Portuguese Language classes and the verification of difficulties that Elementary School II students have in systemic assessments motivated and justified this research. Its question was: “What theoretical-practical considerations should guide the reading of the advertisement genre with a view to understanding and interpreting different argumentative-persuasive strategies that the producers of the pieces can use?” Its hypothesis is based on a list of activities, anchored in the theoretical assumptions of the Textual Linguistics, in the multimodal language and with subsidies of the multiliteracies and several cognitive knowledge, can be developed as propositional and strategic activities in order to provide the reading of the advertisement genre, aiming at the understanding and interpretation of these different argumentative-persuasive strategies, so that students are proficient readers. The general objective was to present a proposal with analysis of advertisements to assist teachers in the practice of developing the ability to read the advertisement genre; as specific objectives: to discuss the theoretical foundations related to Textual Linguistics, textual genres, especially the advertisement genre, and multimodal reading; to present results of reading in systemic assessments carried out by ninth grade students from the school where the research took place; to establish a reading proposal, based on analysis of advertisements, according to the anchoring theoretical assumptions. It resulted in the elaboration of a sample of advertisement reading activities. The research is grounded in the theoretical assumptions of Text Linguistics, based on Marcuschi (2012), Bentes (2001), Koch (2002, 2003); on the approach of textual genres, specifically the advertisement, according to Durandim (1997); on the reference to the elements of manifestations of verbal and visual language, with its multimodal character, according to Bezemer and Kress (2016); and on the teaching parameterization document, BNCC (Brasil, 2018). The activities will be opportunely developed in classrooms of the final years of Elementary School, and made available to Portuguese Language teachers, with the intention of offering subsidies for the development of reading proficiency of Elementary School students and, perhaps, positively influencing the results of the systemic exams they have to take.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLeitura (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectCompreensão na leiturapt_BR
dc.subjectAnúncio publicitáriopt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectLinguística textualpt_BR
dc.subjectProfessores de portuguêspt_BR
dc.titleLeitura: uma proposta didático-pedagógica – pela perspectiva da LT– via mediação do professorpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaLetraspt_BR
dc.description.resumoA observação da prática docente em aulas de Língua Portuguesa e a verificação das dificuldades que alunos do Ensino Fundamental II apresentam nas avaliações sistêmicas motivaram e justificaram esta pesquisa. Teve como pergunta: “Que considerações teórico práticas devem nortear a leitura do gênero anúncio publicitário com vistas à compreensão e à interpretação de diferentes estratégias argumentativo-persuasivas das quais os produtores das peças podem se valer?”. Levantou-se a hipótese de que um elenco de atividades, ancoradas nos pressupostos teóricos da Linguística Textual, na linguagem multimodal e com subsídios dos multiletramentos e dos vários conhecimentos cognitivos, podem ser elaboradas como atividades propositivas/estratégicas para proporcionar a leitura do gênero anúncio publicitário, com vistas à compreensão e à interpretação dessas diferentes estratégias argumentativo persuasivas, para que os alunos sejam leitores proficientes. Teve como objetivo geral apresentar uma proposta com análises de anúncios publicitários para auxiliar os professores na prática do desenvolvimento da habilidade de leitura do gênero anúncio publicitário; e específicos: discorrer sobre os fundamentos teóricos referentes à Linguística Textual, gêneros textuais, especialmente o gênero anúncio publicitário, e a leitura multimodal; apresentar resultados de leitura, em avaliações sistêmicas, realizadas por alunos do nono ano da escola campo da pesquisa; estabelecer uma proposta de leitura, a partir de análises anúncios publicitários, conforme os pressupostos teóricos de ancoragem. Resultou na elaboração de uma amostra de atividades de leitura de anúncios publicitários. A pesquisa está fundamentada nos pressupostos teóricos da Linguística Textual, com base em Marcuschi (2012), Bentes (2001), Koch (2002, 2003); na abordagem de gêneros textuais, especificamente o anúncio publicitário, de acordo com Durandim (1997); na referência aos elementos de manifestações da linguagem verbal e visual, com seu caráter multimodal, conforme Bezemer e Kress (2016); e no documento de parametrização do ensino, BNCC (Brasil, 2018). As atividades serão oportunamente desenvolvidas em salas de aula dos anos finais do Ensino Fundamental e disponibilizadas para professores de Língua Portuguesa, com a intenção de oferecer subsídios para o desenvolvimento da proficiência leitora de alunos do Ensino Fundamental e, quiçá, influenciar positivamente nos resultados dos exames sistêmicos realizados por eles.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2025-02-27T19:36:39Z-
dc.contributor.refereeBarbosa, Liliane Pereira-
dc.contributor.refereeGonçalves, Sandra Ramos de Oliveira Duarte-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dias, André Eperidião Antônio_Leitura - uma proposta_2023.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.