Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1807
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNepomuceno, Arlete Ribeiro-
dc.contributor.authorSilva, Solange Amaral da-
dc.date.accessioned2025-02-26T19:36:55Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1807-
dc.description.abstractOver the years, we can see that many students only decode writing or report not understanding the texts read, performing a superficial reading, without attributing meanings to the text. In this case, empirically, we attribute this performance to the fact that they don‘t use to reading outside school or have not been encouraged to read. Thenceforth, this research aims to present theoretical and methodological alternatives for the work with the meaningful reading of tales for the development of reading skills and literary literacy of basic education students, through research, to be developed by Portuguese teachers working in Basic Education (Elementary School II), aiming at improving students' reading skills. To achieve this purpose, we used the theoretical constructs of Textual Linguistics, in interlocution with literacy, literary literacy. The suggestion of this research is justified by the need to develop reading strategies that promote literary literacy of students in reading tales. The methodological resource to be used is the action research as a suggestion, along with creating of a pedagogical notebook composed of a diagnostic activity, a reading test and diversified activities with the genre tale. We hope that the notebook will be a methodological resource to raise the level of reading performance of students.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConto – Literatura infantojuvenipt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectCompetência leitorapt_BR
dc.titleLetramento literário: redescobrindo a leitura por meio de contos infantojuvenispt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaLetraspt_BR
dc.description.resumoAo longo dos anos, podemos perceber que muitos alunos somente decodificam a escrita ou relatam não compreenderem os textos lidos, realizando leituras no campo superficial, sem atribuição de sentidos ao texto. Nesse panorama, empiricamente, atribuímos esse desempenho ao fato de não terem o hábito de leitura fora da escola ou não terem sido incentivados a ler. A partir disso, esta pesquisa objetiva apresentar alternativas teórico-metodológicas para o trabalho com a leitura significativa de contos para o desenvolvimento das competências leitoras e do letramento literário de alunos da educação básica, por meio de pesquisa, a ser desenvolvida por professores de Língua Portuguesa que atuam na Educação Básica (Ensino Fundamental II), visando ao aprimoramento das competências leitoras dos alunos. Para atingir tal propósito, valemo-nos dos construtos teóricos da Linguística Textual, em interlocução com o letramento, letramento literário. Justifica-se a sugestão dessa pesquisa pela necessidade de desenvolver estratégias de leitura que promovam o letramento literário dos alunos em leitura de contos. Como expediente metodológico, propomos uma sugestão de pesquisa-ação, com a elaboração de um caderno pedagógico composto de uma atividade diagnóstica, um teste de leitura e atividades diversificadas com o gênero conto. Esperamos que o caderno seja um recurso metodológico para elevar o nível de desempenho dos alunos em leitura.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2025-02-27T19:36:55Z-
dc.contributor.referee.-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Solange Amaral da_Letramento literário_2021.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.